Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
882.39 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho descreve o processo de desenho e desenvolvimento de um protótipo educativo multimédia para a disciplina de Português para utilização em contexto de sala de aula, suportado por Quadros Interativos Multimédia (QIM). Utilizando a development research, metodologia utilizada na criação de protótipos para os QIM, o nosso estudo seguiu todos os passos considerados necessários para a conceção de um protótipo que denominamos de “QIMTERATIVO de Português”. Assim, foram realizados testes de avaliação da usabilidade, com especialistas em multimédia e com sujeitos semelhantes aos utilizadores finais, que permitiram adequá-lo às necessidades e caraterísticas do público-alvo. Observaram-se cinco critérios para medir a usabilidade e com base na análise aos resultados obtidos podemos concluir que o protótipo é fácil de aprender (Learnability), é eficiente para usar (Efficiency), fácil de lembrar (Memorability), pouco sujeito a erros (Errors) e agradável de usar (Satisfaction).
Description
Conferência realizada na Universidade do Minho, em Braga de 15-16 de julho de 2013
Keywords
Protótipo educativo Quadros interativos
Citation
Vasconcelos, Teresa; Moreira, J. António - O desenho e desenvolvimento de um protótipo educativo multimédia. In Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Challenges 2013 [Em linha] : aprender a qualquer hora
e em qualquer lugar, learning anytime anywhere: atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga : Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1392-1406
Publisher
Universidade do Minho