Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
372.59 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os decretos-lei nº55/2018 e 54/2018, as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória surgiram no panorama educativo português como documentos enquadradores de uma política de autonomia e flexibilidade curricular (AFC), legitimando práticas educativas que possuem implicações profundas no papel dos professores e na forma como estes devem encarar a sua participação na vida das escolas e o próprio ato educativo.
A presente comunicação visa, assim, apresentar uma breve resenha do que significa ser professor no século XXI, em
Portugal: abraçar desafios e ter coragem para aceitar as metamorfoses inerentes a uma responsabilidade basilar: a
de decisor e gestor curricular.
Começamos por reconhecer que a política atualmente em vigor pode ser considerada uma janela de oportunidade
para a (re)construção da Escola, sendo que o êxito deste processo terá como condição sine qua non a capacidade de
os professores assumirem o papel de decisores/gestores curriculares e assumindo-se enquanto cientistas e artistas
(Nóvoa, 2004).
Seguidamente, abordaremos os desafios pedagógicos que se colocam atualmente às escolas e aos professores,
concretamente no que diz respeito à necessidade de inovação, contextualização e diferenciação.
Por fim, evidenciam-se as metamorfoses necessárias ao professor para que este possa aceitar, de forma plena, a sua
nova posição no processo de ensinar e aprender: o abandono do modelo centralista e a rejeição do individualismo
docente, dando lugar a uma nova profissionalidade, assente no trabalho colaborativo e a emergência do chamado
“professor cosmopolita”.
Conclui-se que o sistema educativo português se encontra a meio de uma oportunidade de mudança, legitimada
pelos documentos enquadradores de referência e normativos legais. Contudo, existe ainda um longo caminho a
percorrer para que os professores abracem, aberta e conscientemente, o seu papel enquanto decisores e gestores
curriculares.
Description
Keywords
Autonomia e flexibilidade curricular Desenvolvimento curricular Gestor/decisor curricular
Citation
Serrano, S., & Seabra, F. (2022). Ser professor no séc. XXI: Desafios e metamorfoses. In. C. Cavaco, F. Albuquerque Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.), Educação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 658-665). AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6
Publisher
AFIRSE Portugal