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Ser professor no séc. XXI: desafios e metamorfoses

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Os decretos-lei nº55/2018 e 54/2018, as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória surgiram no panorama educativo português como documentos enquadradores de uma política de autonomia e flexibilidade curricular (AFC), legitimando práticas educativas que possuem implicações profundas no papel dos professores e na forma como estes devem encarar a sua participação na vida das escolas e o próprio ato educativo. A presente comunicação visa, assim, apresentar uma breve resenha do que significa ser professor no século XXI, em Portugal: abraçar desafios e ter coragem para aceitar as metamorfoses inerentes a uma responsabilidade basilar: a de decisor e gestor curricular. Começamos por reconhecer que a política atualmente em vigor pode ser considerada uma janela de oportunidade para a (re)construção da Escola, sendo que o êxito deste processo terá como condição sine qua non a capacidade de os professores assumirem o papel de decisores/gestores curriculares e assumindo-se enquanto cientistas e artistas (Nóvoa, 2004). Seguidamente, abordaremos os desafios pedagógicos que se colocam atualmente às escolas e aos professores, concretamente no que diz respeito à necessidade de inovação, contextualização e diferenciação. Por fim, evidenciam-se as metamorfoses necessárias ao professor para que este possa aceitar, de forma plena, a sua nova posição no processo de ensinar e aprender: o abandono do modelo centralista e a rejeição do individualismo docente, dando lugar a uma nova profissionalidade, assente no trabalho colaborativo e a emergência do chamado “professor cosmopolita”. Conclui-se que o sistema educativo português se encontra a meio de uma oportunidade de mudança, legitimada pelos documentos enquadradores de referência e normativos legais. Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer para que os professores abracem, aberta e conscientemente, o seu papel enquanto decisores e gestores curriculares.

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Keywords

Autonomia e flexibilidade curricular Desenvolvimento curricular Gestor/decisor curricular

Citation

Serrano, S., & Seabra, F. (2022). Ser professor no séc. XXI: Desafios e metamorfoses. In. C. Cavaco, F. Albuquerque Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.), Educação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 658-665). AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6

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