Publication
Ser professor no séc. XXI: desafios e metamorfoses
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Serrano, Sílvia | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2021-12-29T14:17:52Z | |
dc.date.available | 2021-12-29T14:17:52Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Os decretos-lei nº55/2018 e 54/2018, as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória surgiram no panorama educativo português como documentos enquadradores de uma política de autonomia e flexibilidade curricular (AFC), legitimando práticas educativas que possuem implicações profundas no papel dos professores e na forma como estes devem encarar a sua participação na vida das escolas e o próprio ato educativo. A presente comunicação visa, assim, apresentar uma breve resenha do que significa ser professor no século XXI, em Portugal: abraçar desafios e ter coragem para aceitar as metamorfoses inerentes a uma responsabilidade basilar: a de decisor e gestor curricular. Começamos por reconhecer que a política atualmente em vigor pode ser considerada uma janela de oportunidade para a (re)construção da Escola, sendo que o êxito deste processo terá como condição sine qua non a capacidade de os professores assumirem o papel de decisores/gestores curriculares e assumindo-se enquanto cientistas e artistas (Nóvoa, 2004). Seguidamente, abordaremos os desafios pedagógicos que se colocam atualmente às escolas e aos professores, concretamente no que diz respeito à necessidade de inovação, contextualização e diferenciação. Por fim, evidenciam-se as metamorfoses necessárias ao professor para que este possa aceitar, de forma plena, a sua nova posição no processo de ensinar e aprender: o abandono do modelo centralista e a rejeição do individualismo docente, dando lugar a uma nova profissionalidade, assente no trabalho colaborativo e a emergência do chamado “professor cosmopolita”. Conclui-se que o sistema educativo português se encontra a meio de uma oportunidade de mudança, legitimada pelos documentos enquadradores de referência e normativos legais. Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer para que os professores abracem, aberta e conscientemente, o seu papel enquanto decisores e gestores curriculares. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serrano, S., & Seabra, F. (2022). Ser professor no séc. XXI: Desafios e metamorfoses. In. C. Cavaco, F. Albuquerque Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.), Educação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 658-665). AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-41-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11568 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autonomia e flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.subject | Gestor/decisor curricular | pt_PT |
dc.title | Ser professor no séc. XXI: desafios e metamorfoses | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 665 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 658 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Serrano_Seabra_2021_AFIRSE.pdf
- Size:
- 372.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format