Repository logo
 
Publication

Ser professor no séc. XXI: desafios e metamorfoses

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSerrano, Sílvia
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2021-12-29T14:17:52Z
dc.date.available2021-12-29T14:17:52Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs decretos-lei nº55/2018 e 54/2018, as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória surgiram no panorama educativo português como documentos enquadradores de uma política de autonomia e flexibilidade curricular (AFC), legitimando práticas educativas que possuem implicações profundas no papel dos professores e na forma como estes devem encarar a sua participação na vida das escolas e o próprio ato educativo. A presente comunicação visa, assim, apresentar uma breve resenha do que significa ser professor no século XXI, em Portugal: abraçar desafios e ter coragem para aceitar as metamorfoses inerentes a uma responsabilidade basilar: a de decisor e gestor curricular. Começamos por reconhecer que a política atualmente em vigor pode ser considerada uma janela de oportunidade para a (re)construção da Escola, sendo que o êxito deste processo terá como condição sine qua non a capacidade de os professores assumirem o papel de decisores/gestores curriculares e assumindo-se enquanto cientistas e artistas (Nóvoa, 2004). Seguidamente, abordaremos os desafios pedagógicos que se colocam atualmente às escolas e aos professores, concretamente no que diz respeito à necessidade de inovação, contextualização e diferenciação. Por fim, evidenciam-se as metamorfoses necessárias ao professor para que este possa aceitar, de forma plena, a sua nova posição no processo de ensinar e aprender: o abandono do modelo centralista e a rejeição do individualismo docente, dando lugar a uma nova profissionalidade, assente no trabalho colaborativo e a emergência do chamado “professor cosmopolita”. Conclui-se que o sistema educativo português se encontra a meio de uma oportunidade de mudança, legitimada pelos documentos enquadradores de referência e normativos legais. Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer para que os professores abracem, aberta e conscientemente, o seu papel enquanto decisores e gestores curriculares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrano, S., & Seabra, F. (2022). Ser professor no séc. XXI: Desafios e metamorfoses. In. C. Cavaco, F. Albuquerque Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A. R. Faria (Orgs.), Educação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 658-665). AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-41-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11568
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectGestor/decisor curricularpt_PT
dc.titleSer professor no séc. XXI: desafios e metamorfosespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage665pt_PT
oaire.citation.startPage658pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Idades da Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporâneapt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serrano_Seabra_2021_AFIRSE.pdf
Size:
372.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format