Repository logo
 
Publication

Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorCabral, Pedro Barbosa
dc.contributor.authorFernandes, Viviana Peres Soares
dc.date.accessioned2021-04-08T13:47:07Z
dc.date.available2023-09-18T00:30:20Z
dc.date.issued2020-09-18
dc.date.submitted2021-04-08
dc.description.abstractO seguinte trabalho de projeto detém a sua origem na lacuna atual do mercado português no que respeita um curso inteiramente focado na componente técnica de cursos ministrados na plataforma Moodle. Deste modo, o mesmo apresenta como principais temáticas a Plataforma Moodle e a otimização da dinamização de cursos ministrados na mesma por parte de um e-tutor. Este projeto assenta no desenho e criação de um curso técnico-prático sobre a plataforma Moodle, direcionado para e-tutores que contemplem igualmente funções de instructional design, permitindo-lhe assim deter conhecimento relativo aos recursos e configurações disponíveis na plataforma. Os resultados, obtidos através da análise de dados recolhidos por meio da Ficha de Avaliação do Processo Formativo do curso permitem validar a pertinência e utilidade do curso criado, identificar pontos de melhoria no curso, bem como cruzar com as metas definidas para o projeto.pt_PT
dc.description.abstractThe following project work was developed as a part of Master's Degree in Elearning Pedagogy at Universidade Aberta, and emerges in the current gap in the portuguese market with regard to a course entirely focused on the technical component of courses played in Moodle. Therefore it presents as main themes the Moodle Platform and the optimization of the courses ministered by an online tutor in this platform. This project is based on the design and creation of a technical-practical course in the Moodle platform, aimed at online tutors that also apply to instructional design functions, allowing them to have knowledge regarding the resources and settings available on the platform. The results, obtained through the analysis of data collected through the Course Evaluation Form, allow the validation of the relevance and usefulness of the created course, the identification of points of improvement in the course, as well as to cross with the goals defined for the project.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationFernandes, Viviana Peres Soares - Projeto design instrucional em eLearning [Em linha]: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online. [S.l.]: [s.n.], 2020. 193 p.
dc.identifier.tid202707369
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10620
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInstructional Designpt_PT
dc.subjectPlataforma Moodlept_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectTutorspt_PT
dc.subjectTutoria virtualpt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectE-Tutorpt_PT
dc.titleProjeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TPMPEL_VivianaFernandes.pdf
Size:
3.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format