Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Perder uma língua: o bilinguismo na comunidade portuguesa na África do SulPublication . Coelho, Vera; Falé, IsabelO fluxo migratório existente em todo o mundo, desde sempre, e por variados motivos, levou portugueses a diversos locais. Adjacente ao processo de adaptação neste fluxo migratório está a adaptação à língua local. Neste processo, muitos indivíduos se tornam bilingues, e muitas vezes ocorre a perda de língua. Este estudo debruça-se sobre os portugueses que emigraram para a África do Sul, que se tornaram bilingues e que sofreram uma perda de língua, total ou parcial. Este trabalho dedica-se a um tema bastante discutido e atual que tem levado a mais pesquisas e mais desenvolvimentos: o bilinguismo. Tipos de bilinguismo e conceitos de primeira, segunda língua e língua de herança são tópicos desenvolvidos aqui, bem como a perda de língua. A definição desse conceito e os motivos e os contextos que levam a essa perda são também aqui explorados, sendo ainda feita uma descrição da emigração portuguesa na África do Sul.
- Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos onlinePublication . Fernandes, Viviana Peres Soares; Cabral, Pedro BarbosaO seguinte trabalho de projeto detém a sua origem na lacuna atual do mercado português no que respeita um curso inteiramente focado na componente técnica de cursos ministrados na plataforma Moodle. Deste modo, o mesmo apresenta como principais temáticas a Plataforma Moodle e a otimização da dinamização de cursos ministrados na mesma por parte de um e-tutor. Este projeto assenta no desenho e criação de um curso técnico-prático sobre a plataforma Moodle, direcionado para e-tutores que contemplem igualmente funções de instructional design, permitindo-lhe assim deter conhecimento relativo aos recursos e configurações disponíveis na plataforma. Os resultados, obtidos através da análise de dados recolhidos por meio da Ficha de Avaliação do Processo Formativo do curso permitem validar a pertinência e utilidade do curso criado, identificar pontos de melhoria no curso, bem como cruzar com as metas definidas para o projeto.