Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades brasileira e portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo Dialogia_amoreira.pdf552.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo deste artigo é apresentar a educação híbrida como tendência histórica no Brasil e em Portugal. A análise parte de duas pesquisas centrais: a tese de doutorado do primeiro autor que versa sobre o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública brasileira; e o período de doutorado sanduíche realizado também pelo primeiro autor no âmbito da Universidade Aberta de Portugal (UAb). Como resultado da investigação, propomos a educação híbrida como tendência histórica nos dois países analisados. Nossa contribuição para o tema diz respeito, sobretudo, ao uso da dialética enquanto instrumento conceitual para a análise do fenômeno. Diante disso, como principal resultado defendemos que as condições histórico-sociais, juntamente com o movimento de maior compreensão dos sujeitos em face do que os circunda, tendem a culminar em cenários mais híbridos nos quais se atinja a superação das dicotomias ainda persistentes entre EaD e educação presencial.
This article presents blended education as a historical trend in Brazil and Portugal. The analysis is based on two main researches: the doctoral thesis of the first author, which deals with the process of institutionalization of Brazilian public Distance Education (DE); and the sandwich doctorate period also carried out by the first author within the scope of the Open University of Portugal (UAb). As a result, we propose blended education as a historical trend in the two countries analyzed. Our contribution to the theme concerns, above all, the use of dialectics as a conceptual instrument for the analysis of the phenomenon. Therefore, as the main result, we defend that the historical-social conditions, together with the movement of greater understanding of the subjects in the face of what surrounds them, tends to culminate in more hybrid scenarios in which the still persistent dichotomies between distance education and face-to-face education are overcome.

Description

Keywords

Educação híbrida Educação a distância Brasil Portugal Hybrid education Distance education Brazil

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue