Repository logo
 
Publication

Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades brasileira e portuguesa

dc.contributor.authorVeloso, Braian
dc.contributor.authorMill, Daniel
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-07-26T10:25:05Z
dc.date.available2023-07-26T10:25:05Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar a educação híbrida como tendência histórica no Brasil e em Portugal. A análise parte de duas pesquisas centrais: a tese de doutorado do primeiro autor que versa sobre o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública brasileira; e o período de doutorado sanduíche realizado também pelo primeiro autor no âmbito da Universidade Aberta de Portugal (UAb). Como resultado da investigação, propomos a educação híbrida como tendência histórica nos dois países analisados. Nossa contribuição para o tema diz respeito, sobretudo, ao uso da dialética enquanto instrumento conceitual para a análise do fenômeno. Diante disso, como principal resultado defendemos que as condições histórico-sociais, juntamente com o movimento de maior compreensão dos sujeitos em face do que os circunda, tendem a culminar em cenários mais híbridos nos quais se atinja a superação das dicotomias ainda persistentes entre EaD e educação presencial.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents blended education as a historical trend in Brazil and Portugal. The analysis is based on two main researches: the doctoral thesis of the first author, which deals with the process of institutionalization of Brazilian public Distance Education (DE); and the sandwich doctorate period also carried out by the first author within the scope of the Open University of Portugal (UAb). As a result, we propose blended education as a historical trend in the two countries analyzed. Our contribution to the theme concerns, above all, the use of dialectics as a conceptual instrument for the analysis of the phenomenon. Therefore, as the main result, we defend that the historical-social conditions, together with the movement of greater understanding of the subjects in the face of what surrounds them, tends to culminate in more hybrid scenarios in which the still persistent dichotomies between distance education and face-to-face education are overcome.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14649
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação híbridapt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectHybrid educationpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.titleEducação híbrida como tendência histórica: análise das realidades brasileira e portuguesapt_PT
dc.title.alternativeHybrid education as a historical trend: analysis of the brazilian and portuguese realitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.issue44pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNameVeloso
person.familyNameMill
person.familyNameMoreira
person.givenNameBraian
person.givenNameDaniel
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idDE19-7C80-E6C7
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-9459-5740
person.identifier.orcid0000-0002-8336-3645
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridU-7777-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb6ca75d6-7300-4708-a529-978f00646954
relation.isAuthorOfPublicationb840f3b9-5870-4b9d-9215-1c35536d167f
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb6ca75d6-7300-4708-a529-978f00646954

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Dialogia_amoreira.pdf
Size:
552.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: