Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IV_COLBEDUCA_Texto completo.pdf323.65 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Numa escola foi implementado um projeto de gestão e organização do currículo no 3º ciclo, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Na presente comunicação apresentam-se resultados preliminares e parciais de um trabalho de investigação integrado numa tese de doutoramento em Educação, na especialidade em Liderança Educacional, na Universidade Aberta, a partir de uma entrevista em focus group com subcoordenadores de grupo disciplinar. Consideramos que importa analisar os processos pelos quais as lideranças de topo e intermédias apoiam os professores no sentido de aplicarem uma gestão curricular diferenciada, considerando que “a liderança não se centra apenas no desempenho de papéis e de responsabilidades no quadro das estruturas e hierarquias da escola, mas engloba os diferentes modos como os professores fazem a diferença nos seus contextos profissionais através da influência e mobilização de outros” (Flores, 2014, p. 15). Os resultados apontam no sentido de «resistências» à adesão ao projeto, associadas a condições práticas, mas sobretudo a questões ligadas quer à liderança, quer ao reconhecimento do seu papel enquanto atores curriculares. Apontam-se, no entanto, impactos discretos ao nível das práticas de planificação e letivas dos professores envolvidos.

Description

Keywords

Currículo Liderança Diferenciação Gestão curricular

Pedagogical Context

Citation

Catarino, Maria Isabel Guerreiro; Seabra, Filipa - Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação [Em linha]. ISSN 2526-0758. Vol. 3 (2018), p. 1-14

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue