Publication
Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo
dc.contributor.author | Catarino, Maria Isabel | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T15:02:39Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T15:02:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Numa escola foi implementado um projeto de gestão e organização do currículo no 3º ciclo, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Na presente comunicação apresentam-se resultados preliminares e parciais de um trabalho de investigação integrado numa tese de doutoramento em Educação, na especialidade em Liderança Educacional, na Universidade Aberta, a partir de uma entrevista em focus group com subcoordenadores de grupo disciplinar. Consideramos que importa analisar os processos pelos quais as lideranças de topo e intermédias apoiam os professores no sentido de aplicarem uma gestão curricular diferenciada, considerando que “a liderança não se centra apenas no desempenho de papéis e de responsabilidades no quadro das estruturas e hierarquias da escola, mas engloba os diferentes modos como os professores fazem a diferença nos seus contextos profissionais através da influência e mobilização de outros” (Flores, 2014, p. 15). Os resultados apontam no sentido de «resistências» à adesão ao projeto, associadas a condições práticas, mas sobretudo a questões ligadas quer à liderança, quer ao reconhecimento do seu papel enquanto atores curriculares. Apontam-se, no entanto, impactos discretos ao nível das práticas de planificação e letivas dos professores envolvidos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Catarino, Maria Isabel Guerreiro; Seabra, Filipa - Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação [Em linha]. ISSN 2526-0758. Vol. 3 (2018), p. 1-14 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2526-0758 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7482 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UDESC/UMinho/UFPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12990 | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação | pt_PT |
dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
dc.title | Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo | pt_PT |
dc.title.alternative | Curricular management in the 3rd cycle of basic education: perspectives of the curricular group under-coordinators | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga/Paredes de Coura | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |