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O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad

dc.contributor.authorBidarra, José
dc.contributor.authorFigueiredo, Mauro
dc.contributor.authorValadas, Sandra
dc.contributor.authorVilhena, Carla
dc.date.accessioned2014-01-14T15:22:21Z
dc.date.available2014-01-14T15:22:21Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractPerante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas, construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, constituindo um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.por
dc.identifier.citationJosé Bidarra [et al.] - O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad". In Carvalho, Ana Amélia Amorim - "Aprender na era digital [Em linha]: jogos e mobile-learning". Santo Tirso : DeFacto Editores, 2012. ISBN:978-989-8557-08-07. 23 p.por
dc.identifier.isbn978-989-8557-08-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2803
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherDeFactopor
dc.subjectEbookpor
dc.subjectiPadpor
dc.subjectGamebookpor
dc.subjectModelo pedagógicopor
dc.titleO gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPadpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanto Tirsopor
oaire.citation.endPage109por
oaire.citation.startPage83por
oaire.citation.titleAprender na era digital: jogos e mobile-learningpor
person.familyNameBidarra
person.familyNameGuerreiro Figueiredo
person.givenNameJosé
person.givenNameMauro Jorge
person.identifierM-9115-2013
person.identifier.ciencia-id1B13-3753-EC0A
person.identifier.ciencia-id2F1E-E93D-B252
person.identifier.orcid0000-0002-2082-5996
person.identifier.orcid0000-0001-9394-4868
person.identifier.scopus-author-id6505859253
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529
relation.isAuthorOfPublication96410177-6a0f-4dda-a5df-86a9995e0c65
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529

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