Publication
O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad
dc.contributor.author | Bidarra, José | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Mauro | |
dc.contributor.author | Valadas, Sandra | |
dc.contributor.author | Vilhena, Carla | |
dc.date.accessioned | 2014-01-14T15:22:21Z | |
dc.date.available | 2014-01-14T15:22:21Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Perante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas, construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, constituindo um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto. | por |
dc.identifier.citation | José Bidarra [et al.] - O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad". In Carvalho, Ana Amélia Amorim - "Aprender na era digital [Em linha]: jogos e mobile-learning". Santo Tirso : DeFacto Editores, 2012. ISBN:978-989-8557-08-07. 23 p. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-08-07 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2803 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | DeFacto | por |
dc.subject | Ebook | por |
dc.subject | iPad | por |
dc.subject | Gamebook | por |
dc.subject | Modelo pedagógico | por |
dc.title | O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santo Tirso | por |
oaire.citation.endPage | 109 | por |
oaire.citation.startPage | 83 | por |
oaire.citation.title | Aprender na era digital: jogos e mobile-learning | por |
person.familyName | Bidarra | |
person.familyName | Guerreiro Figueiredo | |
person.givenName | José | |
person.givenName | Mauro Jorge | |
person.identifier | M-9115-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B13-3753-EC0A | |
person.identifier.ciencia-id | 2F1E-E93D-B252 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2082-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9394-4868 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6505859253 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
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relation.isAuthorOfPublication | 96410177-6a0f-4dda-a5df-86a9995e0c65 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529 |