Repository logo
 
Publication

Alfabetização de crianças caboverdianas em língua portuguesa como língua não materna : o ensino da leitura

dc.contributor.advisorBatoréo, Hanna
dc.contributor.authorPereira, Júlia Ramos Melício
dc.date.accessioned2010-02-03T15:13:01Z
dc.date.available2010-02-03T15:13:01Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractCabo Verde é um país de características bilingue, onde coexistem duas línguas: a Língua Materna – o Crioulo de Cabo Verde (CCV) ou a Língua Caboverdiana (LCV) e a Língua Não Materna – o Português que é a língua oficial e, portanto, a língua utilizada no processo de ensino e de aprendizagem. Esta situação gera conflitos tanto a nível linguístico como a nível cultural. As duas línguas apresentam algumas semelhanças lexicais, o que conduz, muitas vezes, a equívocos e erros linguísticos que dificultam a criança na aprendizagem, em particular, da leitura que constitui a base para a aprendizagem de outros saberes. A aprendizagem da leitura, na Língua Não Materna, requer um desenvolvimento da linguagem oral em Língua Portuguesa, para que o raciocínio da criança seja estimulado através de exercícios lúdicos e abordagens cognitivistas e construtivistas. Deste modo, as competências de processamento fonológico na aquisição das competências da leitura são importantes para a discriminação do texto escrito e favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura. A criança, através da descoberta, começa a elaborar conceitos no sentido de conseguir realizar de forma funcional a sua relação com a língua escrita. Adoptando uma metodologia de estudo de caso, e através de questionários, observação directa e recolha de informação documental, esta dissertação apresenta e analisa aspectos ligados à alfabetização de crianças caboverdianas no início da escolaridade e à aprendizagem da leitura como suporte básico para a aprendizagem da Língua Não Materna. Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação contribuirão para fazer progredir o ensino da leitura e, também, para implementar com sucesso a aprendizagem da leitura por parte dos alunos, desenvolvendo a prática da leitura e as expectativas em descobrir a multiplicidade das dimensões da experiência nesse domínio e contribuir para uma relativa compreensão das competências do modo oral e do escrito.pt
dc.description.abstractabstract: Cape Verde is a country of bilingual characteristics, where coexist two languages: the mother tongue – the Creole of Cape Verde (CCV) or the Capeverdian Language (LCV) and the Non Maternal language – the Portuguese that is the official language and, therefore, the language used in the process of education and learning. This situation generates conflicts so much to linguistic level as to cultural level. The two languages presents some lexical resemblances, what drives, many times, to misconceptions and linguistics errors that complicate children in the learning, in particular, of reading that constitute the base for the learning of others knowledge. The learning of reading, in the Non Maternal language, requires a development of the oral language in Portuguese Language, which stimulates the reasoning of the child through playful exercises and cognitivists and construtivists approaches. In this way, the competences of phonological processing in the acquisition of the competences of reading are important for the discrimination of written text and favor the learning and the development of reading. The child, through the discovery, begins to elaborate concepts in the way to obtain a relation with the written language, by functional form. Adopting a methodology of case study and through questionnaires, direct observation and collect of documentary information, this dissertation presents and analyzes connected aspects to the literacy of capeverdian children in the beginning of the schooling and to the learning of reading as basic support for the learning of Non Maternal language. The subsidies collected by the study, presented in this dissertation will contribute for the education progress of reading and, also, for implement successfully the learning of reading of the students, developing to practical of reading and the expectations in uncover the multiplicity of the dimensions of experience in that domain and contribute for a relative comprehension of written and reading modes.
dc.identifier.citationPereira, Júlia Ramos Melício - Alfabetização de crianças caboverdianas em língua portuguesa como língua não materna [Em linha] : o ensino da leitura. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 185 p.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1426
dc.language.isoporpt
dc.subjectEnsino da leiturapt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectEnsino de línguaspt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectLíngua estrangeirapt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectCabo-verdianospt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectCabo Verdept
dc.subjectLiteracypt
dc.subjectReadingpt
dc.subjectMother tonguept
dc.subjectNon Maternal Languagept
dc.titleAlfabetização de crianças caboverdianas em língua portuguesa como língua não materna : o ensino da leiturapt
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typemasterThesispt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEPI_JuliaPereira.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.8 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: