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  • A categoria linguística aspecto no discurso conversacional de uma criança bilingue aos cinco anos de idade
    Publication . Batoréo, Hanna
    A Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva apresentada à FLUL em 1989 resulta de uma investigação pioneira em Portugal, desenvolvida na segunda metade dos anos oitenta, constituindo o primeiro trabalho académico em Português e elaborado em Portugal sobre a área relativa à Aquisição da Linguagem por uma criança bilingue. Trata-se de uma criança que desde o nascimento e ao longo dos seus primeiros cinco anos de vida esteve exposta simultaneamente a duas línguas: a do pai (o Português) e à da mãe (o Polaco), seguindo a regra operacional de interacção verbal "uma pessoa - uma língua", num processo que - passadas três décadas decorrentes da apresentação da investigação - se convencionou chamar de Aquisição Bilingue (Bilingual Acquisition). O objectivo da dissertação é analisar a produção linguística de uma criança bilingue na situação de interacção verbal, desenvolvida em cada uma das duas línguas em aquisição/ aprendizagem simultânea, tendo em consideração orientações diferentes para a significação que regulam as suas produções textuais (cf. Faria, 1983). O estudo adquire, por conseguinte, uma orientação psicossociolinguística, isto é, eminentemente interdisciplinar, no cruzamento das áreas de Linguística Descritiva, Psicolinguística e Sociolinguística. Dadas as dimensões da Dissertação, o trabalho de campo foi restrito ao estudo da categoria linguística Aspecto, uma categoria que é realizada por processos linguísticos diferentes em cada uma das duas línguas em aquisição simultânea (abrangendo os processos de morfologia derivacional e flexional, sintaxe, léxico, semântica e discurso). Por conseguinte, o objectivo específico do estudo é o de apresentar a análise da realização da categoria linguística Aspecto na produção discursiva conversacional da criança sob observação, visando, sobretudo, as estratégias e os processos psicossociolinguísticos por ela utilizados. A análise foi efectuada com base na transcrição da interacção verbal oral da criança com um adulto, de três horas de gravação, feito no início do sexto ano de vida da criança, altura em que se costuma considerar o sistema básico da Linguagem como já estabelecido (cf. Sim-Sim, 1998). O estudo demonstra como o processo da aquisição/ aprendizagem das duas línguas em simultâneo pode ser analisado em etapas e subetapas diferenciadas da construção do bilinguismo infantil.
  • Os usos espaciais das construções com preposições em português língua não-materna
    Publication . Matias, Carla Sofia Andrade Vicente; Batoréo, Hanna
    O presente trabalho, enquadrando-se nas competências semântica e sintática da língua (Sim-Sim, 1998) e inserido-se no quadro teórico-metodológico da Linguística Cognitiva, teve como ponto de partida um corpus linguístico produzido por vinte alunos de Língua Materna Inglesa, divididos equitativamente em dois grupos de estudo, de acordo com faixas etárias diferenciadas (11 e 13 anos e 14 e 15 anos). Apresentando como suporte teórico o quadro tipológico de Leonard Talmy (1975, 1978, 1983, 1985, 1988; cf. Batoréo, 2000) sobre o estudo do Espaço, foi nosso objetivo investigar os usos espaciais das construções com as preposições „a‟, „para‟, „de‟, „em‟ e „por‟ por alunos de Português Língua Não-Materna (PLNM), destacando, de acordo com as preposições acima mencionadas, a Situação de Deslocação – Movimento (Origem, Ponto de Chegada ou Direção, Percurso e Modo da deslocação) e Localização. Neste âmbito, pretendemos apresentar contextos de uso espacial de construções com preposições a alunos PLNM, de forma a descrever e caracterizar tanto as suas dificuldades como as suas competências linguísticas na área, tomando em consideração, na análise dos dados, fatores como os anos de permanência em Portugal, os anos de aprendizagem da língua, a idade e a motivação. De acordo com os resultados obtidos, comprovou-se a existência de variação nos usos espaciais das construções com as preposições em estudo por parte dos alunos PLNM, particularmente na Situação de Deslocação, sendo que na Situação de Localização os alunos revelaram melhores competências linguísticas. Assim, concluímos que os alunos PLNM demonstraram mais dificuldades (i) no Ponto de Chegada ou Direção (no uso das preposições „a‟ e „para‟, especialmente na oposição do traço semântico de [- permanência] e [+permanência]; (ii) no Modo como é efetuada a deslocação (uso das preposições „de‟ e „em‟ com meios de transporte genéricos e mais específicos, respetivamente, e com a preposição „a‟ quando o meio de transporte é concebido como não-contentor); (iii) na marcação do Percurso da deslocação (uso da preposição „por‟). Deste modo, são confirmadas as hipóteses de trabalho apresentadas inicialmente. Após análise e discussão dos dados recolhidos, julgamos que fatores como a idade dos sujeitos ou o tempo de permanência e aprendizagem da língua não se revelaram determinantes para a justificação dos resultados obtidos.
  • A linguagem específica dos anúncios publicitários institucionais sobre álcool : análise cognitiva
    Publication . Silva, Maria Estefânia Cruz da; Batoréo, Hanna
    Segundo a Linguística Cognitiva, a linguagem não reflete objetivamente a realidade, mas uma interpretação, influenciando a ação do homem. A função categorizadora da linguagem permite organizar cognitivamente os conceitos, que funcionam como ponto de partida para novas aprendizagens. É exatamente desta forma que a publicidade estabelece um diálogo constante com o público, provocando a aparição de novas conceptualizações que facilitam a venda do produto. Consequentemente, o estudo da publicidade permite não só conhecer a forma como é conceptualizado um produto, através da linguagem utilizada, como também compreender algumas ações do homem. Assim, no âmbito da Linguística Cognitiva, o objetivo principal desta dissertação é explicitar a linguagem específica utilizada nos anúncios publicitários institucionais de álcool a fim de determinar como o álcool é conceptualizado. Consideramos que os anúncios utilizariam, como estratégia publicitária, uma linguagem que acentuasse emoções negativas ligadas ao álcool e os malefícios do seu abuso. Esperávamos, ainda, encontrar uma linguagem que acionasse emoções positivas ligadas ao não consumo de bebidas alcoólicas ou ao seu consumo regrado. Tendo por base os estudos sobre a Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980) e os trabalhos de Forceville (1986), Coimbra e Silva (2000, 2002), e Teixeira (2006, 2007) sobre a publicidade, foram analisados catorze anúncios selecionados de um conjunto de trinta e seis reunidos através de pesquisas na internet. Verificamos que a linguagem específica dos anúncios estudados se apoia na linguagem de todos os dias, revelando metáforas conceptuais como CENTRAL É IMPORTANTE ou ESCURIDÃO É MAU, no uso de fórmulas fixas e em palavras polissémicas, realçando os aspetos negativos ligados ao álcool. Confirmamos que, a partir do conhecimento partilhado entre emissor e recetor, os anúncios analisados acentuam emoções negativas e os malefícios do álcool. A morte, a doença, o perigo surgem como domínios-fonte do álcool que levam à conceptualização deste produto como algo a evitar. Notamos, ainda, a presença de expressões em inglês e da 2.ª e da 3.ª pessoas verbais revelando a diversidade do público-alvo deste tipo de publicidade.
  • Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
    Publication . Fonseca, Susana Paula Bernardino da; Batoréo, Hanna
    A presente investigação tem por base o estudo de um corpus linguístico – constituído por narrativas escritas por falantes de Língua Portuguesa (LP) da e na Guiné-Bissau –, no qual observamos variações quanto à referência nominal dos protagonistas, comparativamente ao Português Europeu (PE), verificando-se designadamente: a) a referência zero e a generalização dos artigos definidos; b) a ausência de artigos indefinidos e/ou a substituição do artigo indefinido pelo artigo definido. Concluímos que, se estas particularidades podem ser explicáveis como uma fase inerente ao processo de aquisição e aprendizagem de uma língua, são também explicáveis como um fenómeno inerente a uma variedade, em formação, do Português da Guiné-Bissau (PGB), à semelhança do que já foi verificado noutras variedades africanas da LP, como o Português de Moçambique (PM). A afirmação de variedades de uma língua, designadamente de um PGB, constitui, todavia, um dilema para muitos educadores e investigadores. Pois, para além de predominar um forte prestígio associado à variedade europeia do Português, há também um certo pragmatismo a justificar a inoperância face à inexistência de gramáticas de uma variedade do PGB. Neste sentido, propusemo-nos estudar um corpus linguístico do Português Língua Não Materna (PLNM) da Guiné-Bissau, integrando, conjuntamente, uma abordagem teórica e metodológica sobre o desenvolvimento da linguagem e aquisição/ aprendizagem de uma língua (ADL). Finalmente, refira-se também a aplicação de um questionário sociolinguístico, desenvolvido por nós, com vista à caracterização sociolinguística dos nossos informantes. A par da diversidade inerente à Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, coloca-se, ainda, a questão da pluralidade linguística deste contexto, o que complexifica o cenário de opções, por exemplo, quanto a políticas de língua ou metodologias de ensino.
  • Consciência metalinguística na aquisição bilíngue : estudo de caso de uma criança bilíngue em espanhol e português do Brasil aos nove-dez anos de idade
    Publication . Ferreira, Milla Paiva Di; Batoréo, Hanna
    O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma visão global do processo de aquisição bilíngue de uma criança em Espanhol (E) e Português do Brasil (PB). Trata-se de um estudo de caso em condições desfavoráveis ao bilinguismo infantil até os 9 anos de idade da criança em observação. Empregando uma abordagem cognitiva, nomeadamente no campo da psicolinguística (Houwer, 1990, 1995 e 2009; Batoréo, 2000 e 2004; Siguan, 2001; Bialystok, 2001a; Bialystok & Crago, 2007; Bialystok & Craik, 2009), tratamos de investigar o desenvolvimento da consciência metalinguística de uma criança bilíngue, considerando, especificamente, as variáveis motivação, afetividade e atitude linguística, amparadas em relevantes pesquisas efetuadas sobre esta temática (Gardner & Lambert, 1959 e 1972; Lalonde & Gardner, 1984 e 1985; Baker, 1993, 2007 e 2011; Gardner, 2009). Neste sentido, expomos um historial linguístico conciso da criança até os 10 anos de idade, que se destaca por três etapas marcantes e decisivas no seu desenvolvimento e crescimento linguísticos no PB - (i) até os 4 ½ anos (1ª etapa), (ii) dos 4 ½ aos 9 anos (2ª etapa) e (iii) a partir dos 9 anos (3ª etapa, coincidente com o início à leitura no PB). Apresentamos, igualmente, uma amostra ampla e diversificada constituída por produções linguísticas orais da criança, provenientes de anotações de campo realizadas até os seus 10 anos e de gravações realizadas entre os 8 e 10 anos de idade. Concluímos que, in casu, os fatores decisivos para que a criança alcançasse o bilinguismo num ambiente inicialmente desfavorável se caracterizaram, em essência, (i) pela motivação integrativa da criança, (ii) pela afetividade (conjunto de vivências, emoções e sentimentos inerentes tanto à criança como à família em geral) e (iii) pela mudança radical de atitude linguística no ambiente familiar a partir dos 9 anos de idade da criança, que passou a ser amplamente favorável. Com efeito, pensamos que os três fatores, de forma conjunta e inter-relacionada, foram, ao mesmo tempo, o alicerce e o motor do bilinguismo da criança em questão.
  • "Olá senhor presidente e obrigado por ter vindo!" : os atos de saudação e de agradecimento no discurso diplomático : estudo contrastivo português - croata
    Publication . Gvozdic, Davor; Batoréo, Hanna
    A importância de reconhecer a intenção comunicativa dos atores numa interação verbal revela-se diariamente na prática de tradução-interpretação, especialmente quando os tradutores-intérpretes exercem a sua atividade profissional numa situação enunciativa delicada como é a que se associa ao discurso diplomático. O presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que, numa perspetiva contrastiva, observa a realização dos atos de saudação e dos atos de agradecimento, no contexto do discurso diplomático, em duas línguas – português europeu e croata. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, estabelecendo um contraste entre os resultados obtidos em português e em croata para, através desta análise contrastiva, determinar algumas características gerais do discurso diplomático. Para tal, parte-se da observação detalhada do objeto de estudo central, um conjunto de dois corpora de textos do âmbito específico do discurso diplomático: um subcorpus em português e outro em croata. Os resultados obtidos demonstram uma maior tendência para a aproximação do que para o distanciamento das duas línguas quanto ao modo de realização dos atos de saudação e dos atos de agradecimento no contexto analisado. Assim, é possível definir os princípios gerais que, no contexto do discurso diplomático, regem a produção verbal dos interactantes. Como resultado prático, o presente estudo apresenta uma proposta de esquematização das formas linguísticas através das quais são realizados os atos de saudação e os atos de agradecimento, no referido contexto.
  • Aquisição/aprendizagem do português europeu em contexto plurilingue na Suíça : aspetos morfossintáticos
    Publication . Silva, Maria da Luz Santos; Batoréo, Hanna
    O ensino da Língua e Cultura Portuguesas aos filhos dos imigrantes portugueses na Suíça é uma mais-valia em termos culturais e intelectuais para estas crianças, contribuindo para a construção da sua identidade e para uma integração mais bem-sucedida num país caracterizado pelo plurilinguismo e pela multiculturalidade. O presente trabalho analisa o desempenho de aprendentes de um Curso de LCP na Suíça de expressão alemã no domínio linguístico da Morfologia, mais precisamente no domínio da flexão verbal, pretendendo compreender se o desempenho destas crianças no domínio linguístico referido é semelhante ao de falantes nativos, considerando que se encontram em fase de aquisição da linguagem e são escolarizados em língua alemã. O grupo investigado é constituído por participantes que nasceram na Suíça ou vieram com tenra idade para este país, tendo adquirido o Português Europeu, a sua L1, em contexto de imersão, no ambiente familiar, e em contexto formal de aprendizagem na Suíça, ao atingirem a idade escolar. As produções linguísticas a partir das quais foi constituído o corpus que sustentou a análise do desempenho dos aprendentes foram as narrativas orais provocadas com base em dois estímulos visuais, a História do Cavalo e a História do Gato de Maya Hickmann (1982) apud Batoréo ([1996]2000: 824-825). A opção pela morfossintaxe verbal prende-se com o facto de a categoria gramatical do verbo ser das que apresenta maior riqueza e complexidade flexional, sendo, por essa razão, um processo gradual de aquisição. O nosso objetivo é examinar o desempenho de crianças adquirindo o português em contexto plurilingue e, com base numa análise descritiva, verificar a evolução no referido domínio nas faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos, comparativamente à produção de falantes adultos nativos, perspetivando a hipótese de que a sua competência e performance no uso futuro da língua atingirá o nível da gramática adulta. Os resultados, que interpretamos como reflexo de um processo de desenvolvimento cognitivo e linguístico, demonstram a tendência gradual na aproximação à gramática adulta pelos aprendentes.
  • "A relevância do item lexical "mão" na língua portuguesa : uma abordagem cognitiva"
    Publication . Xastre, Manuel Carlos Verdelho; Batoréo, Hanna
    O presente estudo tem como objetivo responder a algumas questões relacionadas com a importância do lexema ‘mão’ na língua portuguesa segundo o enquadramento teórico da Linguística Cognitiva. Segundo esta perspetiva, a mente é corporizada e os significados que atribuímos às palavras resultam da hipótese do significado ser corporizado. Deste modo, o significado de palavras e expressões está relacionado com as certas partes do corpo humano, como olhos, cabeça, pés, mãos, entre outras. Estas partes são motivo de opções linguísticas figuradas, que contribuem para a riqueza da língua e espelham a experiência individual e social do homem. Para a concretização do nosso estudo, propomo-nos analisar e discutir os dados a partir de quatro dicionários de referência (cf. Dicionários) e, seguidamente, do corpus jornalístico da Linguagem-em-uso disponibilizado eletronicamente através do website da Linguateca. A partir dos dados recolhidos, analisados e discutidos tentaremos construir redes globais de sentido para cada uma das propostas e faremos o seu estudo comparativo a fim de chegarmos às nossas conclusões. Para o nosso estudo julgamos fundamental analisar os mecanismos geradores de polissemia, como a especificação, a generalização, a metonímia e a metáfora, pois representam o modo como o ser humano se exprime na linguagem e o modo como concetualiza o mundo que o rodeia.
  • Aqui a natureza é a estrela : mesclagem conceptual e redes de espaços mentais na campanha Hollywood da Hortifruti
    Publication . Arruda, Maria Rodrigues; Batoréo, Hanna
    A presente dissertação tem como objetivo analisar a criatividade e o imaginário presentes na conceptualização da publicidade por meio das metáforas dos anúncios impressos da campanha publicitária Hollywood, da marca Hortifruti, sob o processo de mesclagem conceptual. O seu foco está nas metáforas verbo-pictóricas enquanto um recurso criativo explorado na publicidade, nas quais a imagem, assim como o texto, também é uma veiculadora de metáforas. O nosso corpus é constituído pelos vinte e um anúncios impressos que totalizam a campanha Hollywood, sendo ele dividido segundo os espaços genéricos presentes nas mesclagens conceptuais de cada anúncio. A publicidade impressa, além da linguagem verbal, também recorre aos elementos visuais como criadores de metáforas, um recurso fundamental que atribui características a um produto ou serviço e o destaca na imensa miríade de marcas existentes na nossa sociedade atual. Outdoors e anúncios em revistas, os dois tipos de publicidade impressa através dos quais se apresenta a campanha Hollywood, valem-se de um forte apelo visual e de textos breves que possam capturar a atenção do leitor de uma forma surpreendente, inesperada e de fácil memorização. Assim, as metáforas, assim como as metonímias, são mecanismos cognitivos ideais que facilitam esse escopo publicitário seja por meio da imagem, seja por meio da linguagem verbal.