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Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCorreia, Joana Duarte
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2021-08-09T13:40:53Z
dc.date.available2021-08-09T13:40:53Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractApesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (2020), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores do Ensino Básico e Secundário, mostram como os professores foram obrigados a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, J. D., Henriques, S., Dias-Trindade, S. (2021). Transitar para um ensino remoto emergencial: Perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais. Educação, Sociedade & Culturas, (59)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24840/esc.vi59.337pt_PT
dc.identifier.issn2184-8408
dc.identifier.issn0872-7643
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11018
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.up.pt/index.php/esc/article/view/337pt_PT
dc.subjectEducação básica e secundáriapt_PT
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectCompetência digital docentept_PT
dc.titleTransitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.issue59pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Sociedade & Culturaspt_PT
person.familyNameDuarte Correia
person.familyNameHenriques
person.familyNameTrindade
person.givenNameJoana
person.givenNameSusana
person.givenNameSara Dias
person.identifierAAQ-2378-2021
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idF418-38EA-2DAC
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0002-0820-7562
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.scopus-author-id57263035600
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0233952-11cd-4734-a788-4755931611f9
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