Publication
Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Correia, Joana Duarte | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.contributor.author | Trindade, Sara Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T13:40:53Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T13:40:53Z | |
dc.date.issued | 2021-07 | |
dc.description.abstract | Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (2020), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores do Ensino Básico e Secundário, mostram como os professores foram obrigados a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, J. D., Henriques, S., Dias-Trindade, S. (2021). Transitar para um ensino remoto emergencial: Perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais. Educação, Sociedade & Culturas, (59) | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24840/esc.vi59.337 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-8408 | |
dc.identifier.issn | 0872-7643 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11018 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.up.pt/index.php/esc/article/view/337 | pt_PT |
dc.subject | Educação básica e secundária | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Competência digital docente | pt_PT |
dc.title | Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.issue | 59 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, Sociedade & Culturas | pt_PT |
person.familyName | Duarte Correia | |
person.familyName | Henriques | |
person.familyName | Trindade | |
person.givenName | Joana | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Sara Dias | |
person.identifier | AAQ-2378-2021 | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | F418-38EA-2DAC | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.ciencia-id | C714-2907-EDFF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0820-7562 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5927-3957 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57263035600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e0233952-11cd-4734-a788-4755931611f9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2021_Transitar para um Ensino Remoto Eergencial - online.pdf
- Size:
- 7.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format