Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
74.23 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando
com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional.
Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas
do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico
profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O
objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de
pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais
Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.
Description
Keywords
Competência Habilidades Formação docente Ensino profissionalizante
Citation
Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-18
Publisher
Araraquara, São Paulo