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Scaffolding teachers into distance learning in pandemic times: from emergency remote learning to sustained distance learning
Publication . Afonso, Ana Paula; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Morgado, Lina
During the COVID crisis, in Portugal, all educational institutions had to close. However, there was still the need to continue and conclude the school year without resorting to the traditional classroom. The authors describe research about Portuguese schools and their need to rapidly adopt an alternative to the facetoface (traditional) learning process. For some educational institutions this transition to online learning was merely a replication of the conventional classroom (Remote Learning), while others recognized the importance of a sustained transition to Distance Learning (DL). From the information gathered, the need to design different DL scenarios emerged, mainly due to the diversity of the target audience (from preschool to 3rd cycle of basic education teachers). Based on a simplified ADDIE model, training courses were created and carried out for the different groups using a personalized model (MIREAD).
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Publication . Morgado, Lina
Breve apresentação do LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning unidade de investigação e desenvolvimento com o registo FCT nº 4372, sediada na Universidade Aberta. Criada em 2007, como uma das ações do Programa de Inovação em EAD, teve como objetivo principal apoiar a virtualização da Universidade Aberta (UAb), monitorizar a implementação do Modelo Pedagógico Virtual, desenvolver produtos e aplicações para o ensino online e apoiar a formação docente avançada. Para além disso, propunha-se ser um observatório internacional de acompanhamento de tendências e práticas internacionais na área da Educação a Distância e eLearning. Presentemente, o foco de investigação do LE@D centra-se em torno das temáticas que envolvem a Educação a Distância, a Educação Aberta, eLearning e os vários fenómenos que abrangem a cibercultura e a Sociedade em Rede. No âmbito do processo de avaliação das Unidades I&D, levado a cabo pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que terminou no presente ano de 2019, o LE@D obteve a classificação de BOM e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades de investigação.
Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas
Publication . Castelo, Adelina
A pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é crucial por razões comunicativas e sociais, pelo que se encontram na literatura propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade. Um desses princípios é o da autonomia do aprendente, constituindo o recurso ao treino da pronúncia assistido por computador um dos meios para a alcançar. Considerando estes factos, o presente trabalho apresenta e fundamenta três sequências de treino da pronúncia do português europeu, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Cada sequência aborda uma oposição fonológica identificada na literatura como problemática para estes aprendentes: (1) vogais médias [e, o] vs. baixas [ɛ, ɔ]; (2) oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; (3) lateral [l] vs. vibrante [ɾ].
A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros
Publication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Xavier, Lola Geraldes
O presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática para o ensino da pronúncia em Português como Língua Não Materna (PLNM), com recurso a audiolivros literários. Esta proposta tem como foco o desenvolvimento da pronúncia dos contrastes fonológicos [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e a sensibilização dos aprendentes para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa, estabelecendo um paralelo entre o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). A sequência didática está direcionada a alunos de nível intermédio que estudam a variedade europeia do Português e utiliza como materiais didáticos dois poemas, um em PE e outro em PB, e duas passagens narrativas, um em PE e outro em PB. Através da audição, análise e comparação das pronúncias em ambas as variedades, os alunos desenvolvem a pronúncia dos contrastes fonológicos, reconhecem a riqueza e diversidade do Português e desenvolvem a competência intercultural. Deste modo, alicerçada em estudos sobre como ensinar explicitamente a pronúncia para a inteligibilidade e a compreensibilidade, a sequência didática propõe-se a explorar as potencialidades da literatura e dos audiolivros para o ensino da língua. Ao integrar o ensino da pronúncia com o desenvolvimento da consciência pluricêntrica e da interculturalidade, a sequência didática proposta contribui para a formação de alunos mais completos e preparados para os desafios da comunicação em um mundo globalizado.
O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados
Publication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, Isabel
A relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.

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Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base

Funding Award Number

UIDB/04372/2020

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