Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Sistemas prisionais e educação de jovens adultos em contexto de reclusão em Portugal
    Publication . Moreira, J. António; Silva, Séfora
    O acesso ao conhecimento, nomeadamente através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional, é uma realidade incontornável. A esse respeito, a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Esse será um caminho para aumentar a justiça social e reduzir a discriminação através da frequência de cursos de educação e formação. Neste texto, procura-se fazer uma breve revisitação histórica da atividade educativa nos presídios em Portugal, com especial destaque para a recente iniciativa desenvolvida pela Universidade Aberta portuguesa, em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, relacionada com a criação do Campus Virtual Educonline@pris, que se assume como uma academia de formação e educação digital. Pedagogicamente, assente no modelo dessa instituição, apresenta-se, ainda, o desenho de um programa de formação que será desenvolvido num presídio português de jovens adultos reclusos na área das competências e cidadania digital.
  • Três Pontos com Jorge Pina
    Publication . Palricas, Dúnia; Barnabé, João; Caeiro, Lara; Silva, Séfora
    Jorge de Pina, pugilista e presidente da Associação Jorge de Pina, responde a três questões sobre o desporto paralímpico.
  • Educação digital no ensino superior em Portugal em contexto de reclusão: o campus virtual Educonline@pris
    Publication . Silva, Séfora; Moreira, J. António; Alcoforado, Luís
    A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação, sendo que esta deve ser adequada às exigências das novas configurações da sociedade contemporânea em rede e neste contexto a educação digital pode permitir alcançar estes objetivos. Em Portugal, e no âmbito de um protocolo assinado entre a Universidade Aberta () e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a ser desenvolvido um projeto-piloto inovador, o Campus Virtual educonline@pris, que tem como principal objetivo promover a educação e a formação em presídios em Portugal. É precisamente, o funcionamento desse Campus Virtual, potencialidades e limitações que pretendemos avaliar, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de dez estudantes reclusos da . Os resultados revelam, por um lado, que a implementação do Campus teve um impacto muito positivo nos processos pedagógicos desenvolvidos na plataforma de eLearning, quer no acesso online aos recursos digitais e e-atividades de aprendizagem, quer no que diz respeito à possibilidade de aceder às diferentes modalidades de avaliação. Por outro, são destacados os constrangimentos associados à fraca cobertura da rede de internet e as limitações relacionadas com a impossibilidade de comunicar nas salas de aula virtuais com os professores e estudantes da turma, e também a impossibilidade de aceder aos recursos ligados a links externos à plataforma digital, devido às restrições de acesso.
  • Educação a distância e eLearning no ensino superior em Portugal: o Campus Virtual Educonline@pris para estudantes reclusos
    Publication . Moreira, J. António; Silva, Séfora; Alcoforado, Luís
    Na atual sociedade do conhecimento e em rede, a educação, a capacitação tecnológica e as competências digitais são a chave para a plena integração do cidadão. Em Portugal, como na maioria dos países europeus, o direito à educação é uma garantia, mesmo para os cidadãos que se encontram reclusos. A utilização de meios digitais é prevista e encorajada pelas diretrizes internacionais e pelas leis portuguesas, no entanto, a prática está longe de funcionar, com muitas limitações. Para responder ao desafio deste público estudante do ensino superior, respondendo de forma individualizada e flexível às suas necessidades, a Universidade Aberta (UAb) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) criaram o Campus Virtual Educonline@pris. Pedagogicamente inspirado pelo modelo de aprendizagem da UAb, este Campus procura responder às necessidades educativas específicas destes estudantes, respeitando as limitações legais inerentes à sua condição. Neste texto, procura-se, pois, apresentar as principais etapas, que estão em curso, para a criação e desenvolvimento deste Campus que se assume como uma academia de educação, formação, empregabilidade e cidadania digital.