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Terçariol, Adriana

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  • Educação e mobilidade : perspectivas para integração de tecnologias móveis ao currículo
    Publication . Ribeiro, Renata Aquino; Spilker, Maria João; Mandaji, Monica dos Santos; Silva, Renata Kelly da; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
    O objetivo deste artigo é apresentar caminhos para o uso prático da mobilidade dentro e fora da sala de aula em contexto de educação formal e informal e visando o desenvolvimento profissional de professores e o aprendizado dos alunos. Examinaremos o uso de tablets, celulares e laptops, as diferenças entre os dispositivos móveis computacionais e seus principais acessórios, como, por exemplo: os mini-projetores. A base teórica para este artigo partiu da investigação sobre educação e mobilidade realizada de 2008 a 2012 nos Seminários Web Currículo, com apresentações de trabalhos de pesquisadores de educação e tecnologia de todo o Brasil. Como resultados da pesquisa, alguns recursos para a utilização pedagógica de dispositivos de computação móveis são recomendados, tais como: o uso de Bluetooth, tethering, HDMI e QR Codes em conjunto com os celulares, laptops e tablets na sala de aula e no espaço educacional em geral. Pontuamos ainda, a partir desta e outras experiências vivenciadas pelas pesquisadoras, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho como proposta metodológica para o uso integrado destes recursos tecnológicos ao currículo.
  • Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Santos, Vanessa Matos dos; Mello, Diene Eire; Ota, Marcos Andrei; Espírito Santo, Eniel do; Okada, Alexandra
    Uma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
  • Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básica
    Publication . Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ikeshojt, Elisangela Aparecida Bulla; Gitahy, Raquel Rosan Christino; Lasakoswitsc, Ronaldo
  • Didática no online: novas coreografias e seus olhares
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Mello, Diene E.; Padilha, Maria Auxiliadora S.; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Paes, Gabriel D.; Rosa, Tais A.; Gitahy, Raquel R.R.C.
    A didática no online traz uma configuração inovadora e peculiar no caminho das práticas e nas criações pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem. O presente painel estrutura-se na reflexão e nas experiências do professor como coreógrafo estratégico na convergência do online com o presencial, provocando oportunidades para as aprendizagens profundas e significativas. As categorias presentes na fundamentação teórica são: interação, estratégias, redes, cibercultura e assincronicidade. A proposta é parte das investigações em curso sobre as tendências da didática nos contextos online, as discussões apresentadas refletem a produção científica no campo da didática do contexto brasileiro e europeu. Os caminhos metodológicos englobam a análise qualitativa e quantitativa suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões em rede a partir de práticas colaborativas e de coaprendizagem entre as investigadoras. A didática apresentada fundamenta-se em diferentes vertentes teóricas adoptando referenciais específicos. É proposto a continua inferência nas discussões e realizações para a sustentabilidade da didática do assíncrono em convergência do presencial com o online. A partir dos vários eixos teóricos analisados surgem indicadores e variáveis sustentáveis que o painel trará nas propostas que serão apresentadas, nunca finalizadas, mas como elementos de discussão já fundamentados e testados com novos olhares e coreografias que potencializam esse trabalho em sua melhor atualização e gestão nas aprendizagem do século XXI. A didática que as investigadoras envolvidas discutem está numa configuração que considera os formatos oferecidos pelas tecnologias, com sua análise e os processos de didatização desses cenários, trazendo uma intencionalidade pedagógica ainda difícil de ser concretizada nas propostas de ensino e aprendizagem no online.