Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 17
  • O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasão
    Publication . Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões
    We are looking at a linguistic-discursive analysis of the most recurrent strategies of argumentation and persuasion in the TV debate of January 6, 2021 for the 2021 presidential elections in Portugal. In this debate, two candidates are opposed, namely Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Republic at the time, and in the meantime elected for a second term - and André Ventura, deputy of the Assembly of the Republic and candidate for the Chega party. Our analysis focuses on the manipulation strategies used by both speakers and candidates. The images that the political opponents build of themselves and of their opponent in and by discourse, the emotions that their words arouse, the predominant discursive topic, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the ways of refuting facts and views conveyed in the different verbal exchanges are studied. The present work is part of the perspective of discourse analysis (Kerbrat-Orechioni, 2005 and 2014), as well as within the framework of the study of argumentation, namely argumentation in the political discourse, in the path of Amossy (2000) and Plantin (1996), considering the contributions of Charaudeau (2005, 2008 and 2016) on the political discourse and Marques on the Portuguese political discourse (2009, 2013 and 2017).
  • Estudos em gramática, texto e discurso. Número temático
    Publication . Topa Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Marques, Isabelle Simões; Teixeira, Carla; Rosa, Rute
    Número temático que reúne um conjunto de textos selecionados no seguimento da realização da 7ª Conferência internacional em Gramática & Texto (GRATO 2021), que teve lugar na modalidade de participação à distância entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.
  • The use of texts in the higher education online foreign language classroom: the case of Universidade Aberta
    Publication . Martins, Margarida; Setién, Ana; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja
    “There cannot be an act of communication through language without a text” (MCER, 2002: 95, author translation). At Universidade Aberta, Portugal’s only distance learning university, undergraduate degrees include foreign language courses in German, Spanish, French and English (A1 – C1). These are taught entirely online through a learning platform (Moodle Platform) which includes tools and resources teachers may use in their classes. In our experience of e-learning, we have been engaged in exploring how to effectively teach the four language skills online with use of the latest technology at hand. Since the onset of COVID, however, we have been faced with an even greater challenge: to maintain and reach further in our standards of innovation and reference in the field of distance and online learning in Portugal, and that means working collaboratively to develop new and creative methodologies that will help students to acquire not only the necessary language skills but also communicative and collaborative competences in a world undergoing many transformations. In this paper we are going to focus on the use of texts in language teaching online and on how, because of COVID, the teaching-learning process has had to further reinvent itself, even at a University already designed to teach at a distance. To illustrate our ideas, we are going to refer to examples of texts taught in the four languages, on the tools and resources used to create learning materials, their application in the foreign language virtual classroom and on the importance of using texts in language teaching.
  • A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais:práticas e reflexões na Universidade Aberta
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, Ana
    Os cursos de 1.º ciclo em língua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestão do conteúdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princípio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de língua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação são caracterizados por uma série de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de Língua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alterações e práticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possível. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma língua estrangeira no ensino a distância, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contínua e formativa nas UC de língua estrangeira. Além disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas práticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteúdo assimilado.
  • Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
    Publication . Souza, Simone de; Marques, Isabelle Simões
    A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.
  • Multiaddressivity and collective addressivity in Vlog‐based interactions between diasporic and nonmigrant portuguese
    Publication . Koven, Michele; Marques, Isabelle Simões
    We use the notion of addressivity to analyze interactions between diasporic Portuguese in France and nonmigrant Portuguese in Portugal, in a vlog by Jonathan Da Silva. Through sets of interlocutor-oriented strategies, participants address one another not only as specific individuals but also as collective social types, as if addressing all diasporic and nonmigrant Portuguese. We thus consider how participants use collective addressivity to hail one another as essentialized tokens of social types in a fantasy of telecommunication (Nozawa 2016). These materials reveal not only the construction of ethnonationally Portuguese identified “we’s,” but also of the collectivized “you’s” such “we’s” address, in a genre of online interaction.
  • As línguas como pontes: abordagem da interculturalidade e do plurilinguismo literário em PLE
    Publication . Marques, Isabelle Simões
    A coexistência de várias línguas nos textos literários não é um caso marginal de expressionismo literário ou um desvio de um centro representado por uma única língua dominante e oficial. Neste artigo insistimos na importância do plurilinguismo no desenvolvimento e na produção do texto literário ou do sistema literário de um autor e/ou de uma época, e focamo-nos nas diferentes formas que podem assumir. Consideramos a estética do plurilinguismo analisando algumas das suas estratégias textuais, mapeando certos problemas conceituais e analisando as suas possibilidades nas escritas pós-coloniais e migratórias. Vemos que este tipo de literatura permite abrir fronteiras e mostrar como as línguas estão enraizadas em diferentes territórios. Este tipo de literatura facilita a aprendizagem do intercultural uma vez que existe uma grande variedade de autores que podemos propor no âmbito da aprendizagem do Português como língua estrangeira.
  • Entre les langues ou la question du plurilinguisme littéraire
    Publication . Marques, Isabelle Simões
    Nous souhaitons comprendre la notion de plurilinguisme littéraire à travers l’expérience d´écrivains de langue française. Nous problématisons cette notion à travers une perspective narratologique et énonciative. Nous mettons en contexte la pratique du plurilinguisme littéraire chez différents auteurs et nous appréhendons diverses facettes de cette pratique littéraire à travers différentes perspectives. Nous verrons que le plurilinguisme littéraire peut revêtir plusieurs fonctions. À travers cette problématisation, nous tentons de percevoir comment les écrivains envisagent les différentes langues en présence, quels sont les rapports quʼils entretiennent avec leur outil premier et nous verrons les rapports entre langue(s) et littérature. Nous appréhenderons le plurilinguisme comme un phénomène liant les langues au roman. Pour finir, nous nous questionnons sur les enjeux linguistiques et textuels en abordant les questions liées au métissage, à lʼhybridisme et à lʼaltérité mais aussi lʼhétérolinguisme, la diglossie littéraire et textuelle ainsi que lʼhétéroglossie contrastive.
  • “Textos sonoros” digitais no ensino de línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação
    Publication . Castelo, Adelina; Marques, Isabelle Simões; Braz, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Göttsche, Katja; Oliveira, Susana
    Os “textos sonoros” digitais (podcasts e audiolivros) constituem um tipo de recurso tecnologicamente simples, acessível, facilitador de uma aprendizagem ubíqua e motivante, sendo frequentemente gratuito. Além disso, diversos estudos (e.g. Ayunda, 2013; Stefancik & Stradiotová, 2020) referem os impactos positivos dos mesmos na aprendizagem de diferentes aspetos de línguas maternas e não maternas, tais como a compreensão e a produção orais, a ampliação vocabular e a fluência na leitura. Contudo, a experiência letiva e uma revisão da literatura sugerem que, em Portugal, as potencialidades destes recursos não são ainda suficientemente exploradas pelos docentes. Além disso, é necessária uma orientação didática por parte do docente para que o discente tire todo o partido destes recursos. Assim, esta apresentação visa mostrar e fundamentar um projeto de investigação, que está a ser construído por vários membros do grupo El@n (Ensino de Línguas Online), sobre o uso didático de textos sonoros digitais no ensino de línguas. Após um breve enquadramento teórico e a fundamentação da necessidade do projeto, são apresentados os objetivos de investigação, os procedimentos metodológicos a usar e os resultados expectáveis, de modo a clarificar e a melhorar a construção do próprio projeto.
  • Estudos em gramática, texto e discurso: uma introdução ao número especial
    Publication . Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute
    Editorial ao número temático da Revista Linha D’Água que reúne um conjunto de textos selecionados no seguimento da realização da 7ª Conferência internacional em Gramática & Texto (GRATO 2021), que teve lugar na modalidade de participação à distância entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.