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Casas Novas Marques da Cunha Monteiro, Vera Cristina

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  • “FQ em rede” and “e-lab” openning the school laboratories
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Fernandes, Horácio
    This paper is a reflection on the potential of learning communities in the Web 2.0 in terms of learning (formal and informal) for young people. Specifically, it focuses on the integration of real remote laboratories like “e-lab.ist.eu” in the community of students and teachers of secondary education - "FQ em rede" and how it can expand and flatten the school frontiers, in particular those of laboratories. It generates new opportunities for involvement and new learning around the experimental activities provided by the remotely controlled laboratories, such as "e-lab".
  • Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda
    Este texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias escolares. Configuram-se padrões de interacção dirigidos pelo conteúdo e valorizam-se as conexões com especialistas no domínio de interesse. O sentido é o da cooperação e domina a agência individual; aspectos consonantes com uma dinâmica conectivista na rede estudada. A escola tem nas redes sociais, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Evidencia-se a necessidade de associar escola e redes sociais, num sistema de aprendizagem em que os interesses pessoais dos indivíduos e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica.
  • Redes sociais e escola : antagonismo ou convergência?
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda
    Esta comunicação insere-se numa investigação que procura estudar a influência que uma comunidade de aprendizagem online, para alunos e professores do ensino secundário, em Portugal, pode ter enquanto elemento facilitador da aprendizagem dos alunos, com efeitos na formação de aprendentes ao longo da vida. Analisamos os dados recolhidos num questionário online, enviado a todos os membros. Emergem como determinantes na sustentação destas comunidades factores relacionados com o enriquecimento pessoal, expressos na valorização do acesso a oportunidades de aprendizagem únicas, assentes na curiosidade científica dos membros. A comunidade constitui-se como espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento e cultivo do gosto por comunicar em torno de conteúdo científico e, por essa via, adequada para a formação de aprendentes ao longo da vida; dimensão essencial e que, do nosso ponto de vista, a escola não cumpre.
  • Análise sociométrica das interações em fóruns de discussão numa comunidade virtual de aprendizagem para jovens do ensino secundário
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda
    Este artigo baseia-se na análise efectuada a fóruns de discussão no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem para estudantes de Física e Química, do ensino secundário. Tem por objectivos desvendar interações estabelecidas nos fóruns seleccionados e analisar os respetivos padrões de interação a três níveis: individual, grupal e global. Estudámos fóruns de duas naturezas distintas: fóruns de esclarecimento de dúvidas sobre as matérias escolares e em fóruns de conversas com cientistas convidados. A análise sociométrica foi efectuada recorrendo ao UCINET 6.268 e NETDRAW 2.091. Os grafos mostraram um perfil de interação marcado por laços fracos, membros periféricos e poucos conectores. O envolvimento mais ativo dos jovens ocorreu nas conversas abertas, não associadas às matérias escolares. Da análise efectuada ficou patente que a atividade na comunidade girou acerca dos interesses individuais e da trajetória de aprendizagem de cada um. Evidenciou-se a necessidade de conceber sistemas de aprendizagem sinérgicos que integrem interesses pessoais e aprendizagem formal.
  • Recriar espaços e ambientes de aprendizagem : uma nova perspectiva sobre as comunidades virtuais de aprendizagem para jovens
    Publication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda
    A presente investigação procurou estudar a influência que as comunidades virtuais, enquanto espaços de comunicação e interação alargada, livres de muitos dos constrangimentos escolares, podem ter na aprendizagem dos jovens e na formação de aprendentes ao longo da vida. A investigação incidiu sobre a comunidade Web 2.0 “FQ em rede”, destinada aos jovens. Em particular, aos alunos (e professores) de Física e Química do ensino secundário, porém aberta a todos os interessados. Ao apoiar e suplementar a atividade escolar formal, a comunidade operou nas fronteiras formal/informal e escola/sociedade. Para analisar as dinâmicas emergentes elaborámos uma moldura teórica assente em três grandes correntes: conectivismo, criação de valor em comunidades e redes e teoria da atividade, acomodando focos de análise desde o nível macro (rede) ao micro (individual). O trabalho desenvolveu-se segundo a metodologia de design-based research. Ao longo de três anos de investigação, a comunidade foi sucessivamente redesenhada e reinventada, em conjunto com os participantes, procurando ir de encontro aos seus interesses e necessidades. Para além das analytics do site da comunidade e do perfil dos seus membros, foram aplicados questionários online anuais e realizadas entrevistas semiestruturadas finais. Recorremos ainda à análise sociométrica de redes sociais, para estudar os padrões de interação e participação dos atores nos vários fóruns de discussão. As diversas fontes de dados, técnicas de recolha e de análise usadas sustentaram o processo de triangulação metodológica, conferindo credibilidade aos resultados obtidos. Por operar na interface formal/informal e escola/instituições científicas, a FQ em rede constituiu-se como um switcher entre várias redes estratégicas. Da investigação ficou evidente que a escola tem na imersão em comunidades virtuais de aprendizagem, como a FQ em rede, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Fica evidente a necessidade de associar escola e comunidades virtuais, configurando um sistema de aprendizagem mais harmonioso, em que as generosidades parciais dos indivíduos, os seus interesses pessoais e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica, limitando contradições. Esta integração configura uma ecologia de aprendizagem em sintonia com as necessidades educativas contemporâneas: desenvolver o gosto por aprender e aprender a aprender.