Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Assessment and tracking of learning activities on a remote computer networking laboratory using the Inven!RA ArchitecturePublication . Grilo, Ricardo; Baptista, Ricardo; Schlemmer, Eliane; Gütl, Christian; Beck, Dennis; Coelho, António; Morgado, LeonelAssessment and tracking of activities in non-traditional contexts, such as immersive environments, is a complex and timeconsuming process for instructors. This limits the widespread adoption of immersive environments, since the consequences of those constraints are lack of awareness for orchestration of learning, and lack of elements for assessment. The Inven!RA architecture proposes tackling this problem by collecting status and outcome analytics from multiple immersive activities into a single learning plan, where they are mapped to learning objectives. This enables the creation of learning dashboards for instructors and students, to support their awareness and assessment, enabling learning orchestration and self-regulation of learning. We present an implementation of the Inven!RA architecture in a platform linked to a remote computer networking laboratory, exemplifying how the architecture can achieve its purported goals.
- Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digitalPublication . Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelO desenvolvimento tecnológico transforma a sociedade, alterando o viver e conviver humano. Na educação, a presença do digital foi impulsionada na pandemia da COVID-19, evidenciando barreiras à transformação. Uma delas refere-se à circunstância de as plataformas digitais atuais reproduzirem ou encorajarem processos pré-digitais de ensino e de aprendizagem. Para potenciar transformações na Educação, precisamos de tecnologias não reprodutoras dos processos atuais. Tecnologias que instiguem professores e estudantes, em vez de os condicionar. O desafio está na proposta de metodologias e práticas; de arquiteturas e plataformas, fundamentadas em epistemologias reticulares que propiciem a conexão entre pessoas e tecnologias, por espaços digitais e físicos, e outras dimensões de complexidade, encaradas por conceitos como inventividade, ato conectivo transorgânico e ecologias inteligentes. Ou seja, a tecnologia precisa de estar alinhada com novas epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas. Apresentamos uma proposta de arquitetura tecnológica alinhada a transformação da educação: a Inven!RA, que visa permitir a produção de plataformas capazes de propiciar transformação do ensino e da aprendizagem. Fundamenta-se nas epistemologias reticulares-conectivas e nas metodologias inventivas, onde se entrelaçam ecologias educativas de participantes humanos e não humanos, reconhecendo o surgimento das novas formas atópicas de habitar, bem como a virtualização da educação numa perspectiva de ecossistema.
- A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventivaPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Morgado, Leonel; Schlemmer, ElianeOs espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.
- Inven!RA Architecture for sustainable deployment of immersive learning environmentsPublication . Morgado, Leonel; Coelho, António; Beck, Dennis; Gütl, Christian; Cassola, Fernando; Baptista, Ricardo; Van Zeller, Maria; Pedrosa, Daniela; Cruzeiro, Tiago; Cota, Duarte; Grilo, Ricardo; Schlemmer, ElianeThe objective of this work was to support the sustainable deployment of immersive learning environments, which face varied obstacles, including the lack of support infrastructures for active learning pedagogies. Sustainability from the perspective of the integration of these environments in educational practice entails situational awareness, workload, and the informed assessment ability of participants, which must be supported for such activities to be employed in a widespread manner. We have approached this wicked problem using the Design Science Research paradigm and produced the Inven!RA software architecture. This novel result constitutes a solution for developing software platforms to enable the sustainable deployment of immersive learning environments. The Inven!RA architecture is presented alongside four demonstration scenarios employed in its evaluation, providing a means for the situational awareness of immersive learning activities in support of pedagogic decision making.
- Managing learning in environments where students move: a panorama of problems and contributionsPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelEducational activities where students do not stay at a fixed, predetermined location, has been growing in research output. The pedagogies and processes for these environments where students move are typically less documented than those of traditional classrooms. We have surveyed the areas of problems addressed by the literature on the field, and the areas of its contributions, to build a panorama of the research foci for managing learning in environments where students move. This was done by means of an exploratory literature review, followed by thematic analysis and triangulation. We established that research focuses on problems and contributions dealing with the design, creation, and deployment of these learning activities, and to a lesser degree, on problems and contributions dealing with the potential of use of technology. However, there is a lack of research focusing on other areas relevant to more widespread implementation across the educational system, namely structural, logistic, and assessment problems and contributions. This points towards a need to develop research in these areas, in order to contribute to more grounded and successful efforts to implement learning activities in environments where students move.
- Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovaçãoPublication . Schlemmer, Eliane; Morgado, Leonel; Moreira, J. AntónioAs transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem. Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas.
- Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelA Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) tem se revelado uma tecnologia potencialmente disruptiva em vários campos da atividade humana, o que inclui os processos educacionais. O processamento de dados produzidos e armazenados por objetos cotidianos e sensores e processados na web pode potencializar a análise pedagógica do professor e conferir maior liberdade para intervir nos percursos formativos dos alunos. Contudo, as pesquisas relacionando IoT e educação são incipientes, não conferindo uma visão clara sobre como concretizar este potencial. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre IoT e Educação, recolhendo produções e analisando o conteúdo das mesmas e agrupando-as por ano e país de publicação, contexto e nível educacional, foco dos estudos, tecnologias adotadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos e desenvolvimento de competências proporcionado por tais tecnologias. Constatou-se que a maioria das pesquisas foca em aspectos técnicos e utilitários da IoT, mas existem propostas com referencial teórico-metodológico de caráter pedagógico. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento da interligação entre Internet das Coisas e Educação, indicam possibilidades de pesquisas futuras e a quais áreas esse aprofundamento deve atender, possibilitando a utilização desse potencial tecnológico para a promoção de novas abordagens na área de ensino e aprendizagem.