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  • A festa cívica: o tricentenário de Camões nos Açores (10 de Junho de 1880)
    Publication . João, Maria Isabel
    Análise sobre o tricentenário de Camões nas ilhas dos Açores, tendo presente o contexto nacional e as finalidades da comemoração.
  • Aspectos do ensino e da cultura no distrito da Horta no século XIX
    Publication . João, Maria Isabel
    Trata de história do ensino e da cultura no distrito da Horta no século XIX, com especial destaque naturalmente para a própria capital do distrito.
  • A licenciatura em história da Universidade Aberta de Portugal: do ensino a distância tradicional ao e-learning
    Publication . João, Maria Isabel
    O artigo analisa a experiência da Universidade Aberta de Portugal, que completou 25 anos de existência em 2013. Fundada com o objetivo de desenvolver a formação da população adulta portuguesa em nível superior, tem realizado a sua missão em várias áreas, com particular destaque para o âmbito das humanidades e das ciências sociais. Por isso, passa em retrospetiva a evolução em termos curriculares e de modalidade de ensino do curso de história, um dos mais antigos da instituição. Em termos pedagógicos, a mudança foi profunda entre a modalidade do ensino a distância da primeira geração, ou tradicional, e o atual regime de e-learning com recurso à plataforma Moodle. Procura-se analisar essas alterações e as suas implicações no papel dos docentes e dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem.
  • Memória, história e educação
    Publication . João, Maria Isabel
    Apresentamos neste artigo uma breve síntese sobre a importância da memória para a vida e os conceitos mais utilizados. Analisaremos as relações entre a História e a memória, distinguindo a memória histórica das memórias colectivas. Faremos também uma curta apresentação dos estudos historiográficos sobre esta temática. Terminaremos com uma reflexão sobre o ensino da História e a formação da memória histórica das novas gerações.
  • Public memory and power in Portugal (1880-1960)
    Publication . João, Maria Isabel
    Public memory is selectivc and given to myth. It chooses its events and its heroes to be commemorated as a function of the interests of the present. Therefore, in the period analysed, the great commemorations, prominent in the whole country and eventually in the colonies, had as their principal theme the heroic age mirrored in the epic of Os Lusíadas, transformed into a site of the nation's memory. The relation with ideology is evidenced by the way the commemorative rhetoric reflects the various regimes and politicai conjunctures. Nevertheless, certain themes, ideas and images are repeated in all the celebrations. These constituted the nucleus and most enduring of the representations that the politicai elites, holders of power, were forging as an identifying image of Portugal and of the Portuguese. This article has attempted to present the fundamental aspects of these representations that formed the public memory, supported by the state and by dominant social groups, from 1880 to 1960.
  • Historiografia e identificação de Portugal
    Publication . João, Maria Isabel
    Análise do papel das histórias nacionais na construção dos fatores de identificação portuguesa e da própria identidade nacional.
  • Discursos sobre memória e identidade, a propósito do V Centenário do Descobrimento dos Açores
    Publication . João, Maria Isabel
    Analisam-se os discursos produzidos no âmbito do V Centenário do Descobrimento dos Açores para compreender os problemas da construção da memória coletiva e da identidade regionais, no contexto português.
  • O povo português na obra de João de Barros
    Publication . João, Maria Isabel
    Neste artigo vamos analisar a representação do povo português num autor fundamental para a compreensão do ideário e dos valores republicanos, o escritor e pedagogo João de Barros. Vamos centrar-nos na interpretação de dois textos essenciais sobre esta matéria: uma conferência proferida em 1931, na Voz do Operário, e uma antologia publicada, em 1947, sobre o mesmo assunto que recolhe excertos de textos de variados autores nacionais. Não deixaremos, todavia, de ter como pano de fundo o conjunto da sua obra e a própria vida, dedicada à defesa da instrução pública e da cultura.
  • Memória e história: os problemas e o método
    Publication . João, Maria Isabel
    Análise das relações entre história e memória, focando os problemas e as metodologias de abordagem das construções sociais neste domínio. Utiliza-se como base de trabalho vários exemplos históricos marcantes, nomeadamente aqueles que se prendem com as memórias de guerras. A questão identitária também está presente, visto que tem uma relação simbiótica com a memória.
  • Mito e memória do Infante D. Henrique
    Publication . João, Maria Isabel
    O fulcro de interesse deste trabalho não é a história da vida do Infante D. Henrique, mas a forma como esta foi sendo relatada e como se cristalizou em imagens registadas em diversos textos, desde as crónicas de Zurara até às comemorações de 1960. Não abrangemos as publicações posteriores aos anos Sessenta nem o sexto centenário do nascimento, comemorado em 1994, que ficarão para uma próxima oportunidade. A memória tem muito de lendário e de mítico.