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  • Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning
    Publication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina
    Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.
  • Microblogging e aprendizagem ubíqua
    Publication . Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Lopes, Joaquim; Leal, Maria João; Silva, Maria Paula; Spilker, Maria João
    Neste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação. Pretende-se que o simpósio possibilite uma interação entre os oradores, participantes e o canal aberto com o Twitter criando uma dinâmica para fora da sala. Está, por isso, organizado do seguinte modo: cada orador efetua uma apresentação curta (7-10 minutos) sobre as suas práticas e a partilha dos resultados de investigação. Estas apresentações serão curtas de modo a proporcionar um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes, bem como o diálogo aberto com a comunidade que acompanha o simpósio através do Twitter via hastag #microblog4edu. Serão ainda usados recursos de microblogging para potenciar a comunicação e interação entre os participantes na sala do simpósio e aquele que se encontram, fora da sala (lista no Twitter, o Storify, o Twitterfall).
  • XLE – Ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online
    Publication . Mota, José; Silva, Maria Paula; Simões, Paulo; Spilker, Maria João; Paz, João
    O objetivo primordial deste simpósio é desenvolver uma reflexão partilhada em torno daquilo que podemos considerar ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online e das formas como diferentes espaços virtuais podem ser utilizados para promover e apoiar a aprendizagem com uma forte dimensão social. Os Virtual Learning Environments (VLEs) proporcionam algumas funcionalidades interessantes e relevantes em contextos formais de aprendizagem, mas estão muito orientados para as necessidades e objetivos das instituições e do processo de ensino (Siemens, 2008; Mott & Wiley, 2009). São pouco flexíveis e, por si só, não promovem uma aprendizagem em rede que aproveite o potencial da web 2.0 e em que os aprendentes tenham um papel mais ativo e um maior controlo sobre o processo (Siemens, 2008; Brown, 2008; ; Mott & Wiley, 2009). O conceito de Personal Learning Environment (PLE), enquanto tentativa de descrever as formas como os utilizadores interagem online com recursos, pessoas e contextos e, nesse processo, aprendem, de modo formal, não-formal ou informal, é mais consentâneo com a era digital e com a visão de uma educação para o século XXI. A aprendizagem é vista, neste contexto, como um processo rico e diversificado de encontros, experiências e reflexões, ou seja, um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida (Attwell, 2010; ; Mott & Wiley, 2009; Brown, 2008; Siemens, 2008).