Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • O impacto dos sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural na região do Algarve
    Publication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    O presente artigo tem como objeto os resultados dum estudo que teve por objetivo a investigação do uso dos sistemas e tecnologias de informação (STI) no turismo em espaço rural (TER) na região do Algarve. Os resultados foram obtidos através de um questionário eletrónico, direcionado a proprietários e/ou gestores de 51 unidades TER, no qual se procurou identificar o impacto dos STI nas variáveis: tomada de decisão; satisfação dos gestores quanto ao uso dos STI; qualidade do serviço de reservas de quarto; e resultados financeiros. O estudo permitiu concluir que, de uma forma geral, a utilização dos STI são uma componente importante na gestão das unidades TER e têm impactos positivos na identificação de problemas e minimização do seu tempo de resolução; na confiança depositada no sistema e linguagem utilizada no computador; na qualidade das reservas de quartos; e nos resultados financeiros por via da inovação em tecnologia e existência de rede na organização.
  • Decision making in rural tourism management: the case of Algarve
    Publication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    Decision making is an important role performed by managers. This chapter will analyze the importance of information systems (IS) on the decision-making process at rural organizations in Portugal's Algarve region. Managers' perceptions were analyzed and compared with the decision-making process model proposed in this chapter, which was based on the models of Simon (1977) and Mintzberg, Raisinghani, and Theorêt (1976). This chapter will discuss the capacity of rural tourism organizations to solve problems, as well as review the time needed to solve problems through the use of IS. This chapter will conclude that IS in the organizational decision-making process is positively related to the identification of the decision-making problem and time needed to solve the problems. This investigation will allow other sectors the opportunity to discuss decision process models based on technology, information capability, and organizational competitiveness.
  • Sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural : estudo da região Algarve
    Publication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    O uso dos sistemas e tecnologias de informação é considerado por muitos autores como um dos vetores de crescimento das organizações rurais, e a sua utilização constitui um dos fatores de competitividade face a organizações onde a sua utilização ainda é pouco frequente ou inexistente. Desta forma, é importante identificar quais os sistemas e tecnologias de informação que o turismo em espaço rural utiliza, e o seu impacto nas organizações. Este estudo foi direcionado às organizações de turismo rural na região Algarve, e pretende identificar o impacto da utilização dos sistemas e tecnologias de informação na tomada de decisão, satisfação quanto ao seu uso, qualidade no sistema de reservas e aumento dos resultados financeiros. O estudo foi direcionado a proprietários e gestores de 51 unidades de Turismo em Espaço Rural (TER), que utilizam página de internet e correio eletrónico. A recolha de dados foi feita através de um questionário eletrónico, e submetido a uma análise quantitativa. Pelos dados recebidos de 25 unidades TER, conclui-se que a utilização dos sistemas e tecnologias de informação permitem que as decisões nas organizações sejam feitas com base na identificação do problema organizacional e minimização do tempo de resposta. Por outro lado, os respondentes consideram que os sistemas de informação são fiáveis e fáceis de utilizar, constituindo uma importante ferramenta de gestão de reservas de quartos, pela facilidade de reserva por parte dos clientes. Por fim, reconhece-se que a utilização da tecnologia de informação permite um aumento dos resultados financeiros na organização, através da inovação tecnológica e do sistema em rede utilizado. Assim, este estudo permitiu concluir que é possível que a utilização dos sistemas e tecnologias de informação tenham um impacto positivo nas organizações TER da região do Algarve, contudo existe ainda necessidade de continuar a investigação neste tema.
  • The role of urban living labs in entrepreneurship, energy, and governance of smart cities
    Publication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    Urban living labs (ULL) are a new concept which involves users in innovation and development and are regarded as a way of meeting the innovation challenges faced by information and communication technology (ICT) service providers. The chapter focuses on the role of urban living labs in entrepreneurship, energy and governance of smart cities, where it is performed the relationship between innovations, governance, and renewable energy. The methodology proposed will focus on content analysis and on the exploration of some European examples of implemented ULL, namely Amsterdam, Helsinki, Stockholm and Copenhagen. The contributions of the present research should be the consolidation of knowledge about the impact of ULL on innovation and development of smart cities regarding the concepts of renewable energy, smart governance and entrepreneurship.
  • O impacto dos sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural na região do Algarve
    Publication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    Os sistemas e tecnologias de informação são considerados por vários autores como um dos vetores de crescimento das organizações rurais, nomeadamente de organizações de turismo rural, e também como um dos fatores de competitividade face a outras organizações. O presente artigo pretende apresentar os resultados dum estudo que teve por objetivo a investigação do uso de sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural (TER). O estudo foi direcionado às organizações de turismo rural na região do Algarve (Portugal) e procurou identificar o impacto dos sistemas e tecnologias de informação nas variáveis: tomada de decisão; satisfação dos gestores quanto ao uso dos sistemas e tecnologias de informação; qualidade do serviço de reservas de quarto; e resultados financeiros. Foi efetuado um questionário eletrónico a 51 unidades TER da região do Algarve, que permitiu chegar á conclusão que, de uma forma global, a utilização dos sistemas e tecnologias de informação é encarada como importante pelos gestores das organizações TER, sendo que a utilização das tecnologias de informação está relacionada com o uso da pagina de internet e com o serviço de reservas de quartos online, enquanto que os sistemas de informação estão relacionados, na sua maioria, com o website, front office, serviço de quartos e andares. Por último, chegou-se à conclusão que a utilização de sistemas e tecnologias de informação ainda é reduzida e a aplicabilidade de novos métodos de gestão digital está pouco desenvolvida nas organizações rurais.