Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Emissão de sábado, dia 20 de fevereiro de 2010
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Avelar, Ana Paula; Andrade, Maria Filomena; Fontes, José; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa
    O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na Universidade Aberta, pelo professor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta. Presença Portuguesa no Oriente: O Ontem e o Hoje, em várias vertentes, nomeadamente, a religião, a arte, as relações Portugal-China e a cooperação internacional; “Presença Portuguesa na Ásia” e “Deuses da Ásia”, exposições permanentes do Museu do Oriente, pela diretora do Museu, Manuela de Oliveira Martins; As relações Portugal-China, pelo professor Luís Filipe Barreto, Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM); Cooperação Internacional, pelo professor José Fontes, docente da Universidade Aberta. Noticias: Livro " Os nossos filhos são… diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiência", da autoria de Joaquim Gronita, Júlia Serpa Pimentel, Cátia Matos, Ana Cristina Bernardo e João Duarte Marques, edição da Fundação Calouste Gulbenkian; depoimento de Joaquim Gronita, docente da Universidade Aberta. Aprendizagem ao Longo da Vida: Curso de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais. Edições da Universidade Aberta: "Antropologia Geral: Etnografia, Etnologia, Antropologia Social”, de Armindo dos Santos. As Palavras nos Lugares: Palácio Ceia. Edifício do século XVIII, situado na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, sede da Universidade Aberta.
  • Da ars historica : a cronística portuguesa da expansão no confronto com a alteridade : (1ª metade do séc. XVI)
    Publication . Avelar, Ana Paula; Tavares, Maria José Ferro
    A dissertação tem como objectivo demonstrar a existência de um modelo de escrita da História comum aos cronistas da Expansão na primeira metade do séc. XVI, assumindo como núcleo de análise a História do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses, de Fernão Lopes de Castanheda, a Ásia…, de João de Barros e as Lendas da Índia, de Gaspar Correia. Considerando que estes textos denunciam uma concretização específica de afirmação de poder, o de um autor, o cronista, e o de um reino, Portugal afirmando-se num Oriente e numa Europa. Deste modo, desvendamos quer os processos de construção de um texto quer o cronista, o arquitecto da História que escreveu; o agente que se deseja tradutor da realidade. Consequentemente, revelamos estruturas temáticas que, no espelhar de vivências, denunciam a formulação ou recuperação de ficções ou imaginários. Fundamentamos o nosso percurso analítico a partir do princípio metafórico da viagem, a nossa, e a dos homens de Quinhentos. Definimos assim três momentos aos quais correspondem três capítulos. No primeiro – À descoberta do sujeito e da História- A construção da Ars Histórica-, observamos de que forma se concebe um modelo de cronista da Expansão, em diálogo com a percepção de novas formas de ver o espaço e os outros. No segundo – A viagem – Desvendando a diferença, construindo a novidade-, analisamos a concepção de um paradigma em torno da primeira viagem de Vasco da Gama, entendendo-se igualmente o conceito de viagem como percurso iniciático e indiciador dos primeiros contactos com as novidades. No terceiro – Construções do Outro nos horizontes da Ars Histórica-, centramo-nos na chegada à Índia e nos vários processos de conhecimento do Outro, sejam eles a memória do que foi feito e dito, ou a actuação pessoal. Com este percurso metodológico propomos uma abordagem do objecto, sustentada pelo desvendar de afinidades, interacções e diálogos, que nos permitem entender os textos da Expansão num espaço mais amplo de um tempo novo que emerge.
  • Damião de Góis 1502-1574
    Publication . Avelar, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Mexia, José
    A vida e obra de Damião de Góis, no contexto da história de Portugal no século XVI. Produção no âmbito do V centenário do nascimento de Damião de Góis.