Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • O processo de transição para o multipartidarismo em Angola
    Publication . Vidal, Nuno; Andrade, Justino Pinto de
    A perspectiva de realização de eleições em Angola levanta a questão das actuais e futuras transições políticas num país africano que sofreu cerca de quarenta anos de conflito armado, iniciado com a luta anti-colonial e prolongado com a guerra civil após a independência. Após o fim da guerra, com a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena entre o MPLA e a UNITA em Abril de 2002, renovou-se a esperança de que uma nação tão rica em recursos naturais desenvolvesse finalmente um sistema político que garantisse um desenvolvimento económico sustentável e um maior bem-estar social para a sua população. De facto, a expectativa de que a paz irá permitir um grau extraordinário de investimento (externo e interno) em actividades produtivas nunca foi tão elevada. Há quem afirme que Angola pode estar à beira de um gigantesco passo em frente, que lançará as bases para a prosperidade económica do país e tornará possível um modelo de desenvolvimento que beneficie todos os seus cidadãos. Mas será este um cenário realista? Neste caso, a questão que nos ocupa é a da natureza e impacto da transição de Angola para uma ‘democracia’ multipartidária. Muitos dos capítulos deste volume discutem os detalhes da actual situação política no que concerne à preparação para as eleições e às dinâmicas da mudança constitucional que lhe estão relacionadas. Outros abordam a questão de saber se o próximo pleito eleitoral pode ser comparado com o anterior e até agora único, celebrado há mais de dez anos, em 1992. No entanto, outras contribuições discutem o potencial para a mudança política num país que sofreu um regime de partido único autoritário desde a sua independência e em que a sociedade civil é simultaneamente pequena e fraca.
  • Angola: the weight of history
    Publication . Vidal, Nuno; Chabal, Patrick
    This volume stems from the conviction that an analysis of contemporary Angola is best achieved by a multi-authored and multidisciplinary enterprise. Indeed, so intricate is the trajectory of that former Portuguese colony that there is yet to appear a comprehensive account of its history. Nor is there today a wholly convincing study of its post-colonial evolution. Competing explanations offer diverging views about the nature of the regime and the consequences of the civil war. Of course, there is no denying that Angola’s case is complex, touching as it does on an unusually wide range of issues – from its ethnic and racial complexion to its oil-based economy. Nevertheless, it is now time to attempt a more systematic examination of this important country – if for no other reason than because it is likely to become an increasingly important player in the region.
  • The genesis and development of the Angolan political and administrative system from 1975 to the present
    Publication . Vidal, Nuno
    This paper discusses the development of the Angolan political-administrative system since the independence, not so much in terms of its inner working logic which I called post-modern in a recently published work , but focusing in one of its specific processes, namely the concentration of political power and administrative centralization paralleled by an increasing 'elitism' in the access to patrimonial benefits and privileges. Such type of processes are common to many other political systems of patrimonial character in sub-Saharan Africa, however, contrary to what is usually referred as the common path, the Angolan case did not reach a point of operative stabilisation but continued unabated towards an extreme. Constructed over two presidential administrations (since the independence) and having survived the end of the Socialist model, such distinctiveness of Angolan patrimonialism runs the risk of perpetuating itself in the supposedly 'new era' of multiparty democracy. This paper is divided in three parts, the first gives a brief analytical framework, the second and the third deal with the administration of Agostinho Neto and Eduardo dos Santos respectively.
  • Democratic and development processes in Angola and Southern Africa, research project report, 2004-2009
    Publication . Vidal, Nuno; Andrade, Justino Pinto de
    This report is situated within a process of research, reflection and publication on democratisation and development in Angola and in Southern Africa. It was begun in September 2004 by the Catholic University of Angola and the University of Coimbra, and has resulted in three international conferences (Luanda, August 2004; Luanda, September 2008; Brussels, November 2009) and publication of three books: “The Process of Transition to Multi-party Politics in Angola” - O Processo de Transição para o Multipartidarismo em Angola (Luanda 2006, 2007 & 2008); “Civil Society and Politics in Angola, regional and international context” - Sociedade Civil e Política em Angola, enquadramento regional e internacional (Luanda 2008 & 2009); “Southern Africa - civil society, politics and donor strategies” (Brussels 2009). In dealing with a long term project which is not only academic and scientific, but also deals with activism and civic advocacy, the two universities, together with the Dutch University of Wageningen which joined the process, decided to take the discussion and reflection to one of the principal international donors centres, to the European Parliament in Brussels, where they organised a new conference and a new book, Southern Africa: civilian society, politics, development and donor strategies (Brussels, European Parliament, November 17 2009), which widened the scope to include analysis of donor strategies. The methodology adopted in this process (conferences and books) aims to stimulate extended discussion, reflection and action on the issues being analysed, not only nor principally bringing academics together, but also members of so-called civil society organisations (CSOs), and activists, as well as politicians, Church members and other contributors, whose input is considered relevant to the discussion. To incorporate and support the work of the new international Brussels conference, the organisers considered it important to prepare a progress report for this long project, placing special emphasis on the issues discussed in the two last conferences in Luanda. In conference panel analysis from 2004 & 2008, we find several issues that represent serious constraints to civil society (CS) action and the processes of democratisation and development: constraints to media activity by those in power; deficiencies within the justice system, in the defence and respect for human rights; authoritarianism; weaknesses in relations to organisations of the international community; clientelistic management of the political system and its negative impact on development and equitable access to State resources. Perhaps surprisingly, we also found much similarity between the problems encountered at these levels in Angola and those of several southern African countries analysed in the second conference (2008), highlighting a need for more comparative studies on the political and economic relation in the region. This report is divided in three parts, corresponding to three international conferences and three books. It deals with the key points of each event and publication.
  • Southern Africa: civil society, politics and donor strategies
    Publication . Vidal, Nuno; Chabal, Patrick
    If democratisation is in part a way for civil society to play a greater role in public life, what impact have recent political transitions, including elections in Angola, had in southern Africa? The question is important because that country is coming out of a long history of civil strife and needs to rebuild its society. But it is also of some consequence for the future of southern Africa because most political theorists see multiparty polls as the main avenue allowing for the emergence of an active civil society. What, therefore, can the experience of Angola tell us about the existence, role and future of civil society in the region and, more generally, in Africa? And what light can the experience of post-colonial Africa shed on the current transitions in Angola? These questions are simple enough to ask but complicated to tackle – and this for two sets of different reasons. The first is that the history of Angola may turn out to make it a case apart, sharing little with other countries in the region. It may be difficult to compare its evolution to that of its neighbours. Hence it will be necessary to examine in some detail the trajectory of the country before embarking on any comparative exercise. The second is that there is no working consensus on what civil society actually is, even if the concept is freely used by Africanist scholars, journalists and NGO experts. Here too, we will need to work out more clearly what it is that civil society can mean in contemporary Africa.
  • Sociedade civil e política em Angola: enquadramento regional e internacional
    Publication . Vidal, Nuno; Andrade, Justino Pinto de
    Os processos de transição pós-conflito têm incluído como ingrediente de primeira importância a participação activa das organizações da sociedade civil na estruturação de interesses e no respectivo envolvimento no processo político. O modelo de transição padronizado desde a década de noventa do século passado encara este protagonismo da sociedade civil como um indicador fundamental da qualidade democrática da nova situação e essa é, bem o sabemos, uma exigência primordial da construção da paz liberal. Importa ir além da abstracção de modelos políticos construídos no papel. Diante dos processos de transição concretos, a genuinidade de muitas das organizações da sociedade civil vem sendo questionada. Nesses processos, a proliferação de actores “não governamentais” é muitas vezes animada pelos próprios Estados (algo que vem sendo designado por “organizações governamentais não governamentais”), servindo assim de suporte a uma estratégia de dominação e de controlo social que se situa nos antípodas da democracia alegadamente pretendida. Por outro lado, a multiplicação de organizações da sociedade civil, sendo induzida a partir de fora do país em transição por estímulo das potências doadoras, constitui um elemento fulcral da relação de poder entre o interior e o exterior e entre as respectivas agendas político-económicas. Alguma literatura crítica destes processos de transição vem, a este propósito, assinalando, com base no estudo de casos concretos, a relação directa que é possível detectar entre o relacionamento privilegiado das potências doadoras com os actores da sociedade civil e a fragilidade institucional dos Estados respectivos. O que suscita questões extremamente delicadas quer sobre a sustentabilidade dos mecanismos participativos da sociedade civil quer sobre a autenticidade de muitas das políticas de resposta, por parte dos países do centro do sistema-mundo ao chamado fenómeno dos Estados frágeis, falhados ou colapsados. Por outro lado, é evidentemente certo que só uma sociedade civil robusta e verdadeiramente autónoma dá garantias de que a democracia nascente não venha a limitar-se à tecnicidade de uma delegação de poderes e constitua antes uma cultura que atravessa todas as relações sociais e incorpore uma dimensão participativa forte. Trata-se, pois, de uma problemática de suma importância para a análise dos processos de transição. Cumpre à academia não se resignar ao conhecimento das aparências e questionar com toda a radicalidade os mecanismos que animam o surgimento da sociedade civil como actor privilegiado destes processos de transição, os interesses que limitam a sua respiração política e social, as agendas que ela veicula e os diferentes patamares de intervenção social que pode assumir. É essa atitude não resignada – a única própria do trabalho universitário – que este livro exprime.
  • Landmines of democracy: civil society and the legacy of authoritarian rules in Angola
    Publication . Vidal, Nuno
    Angola has largely been under authoritarian rule from the colonial era to the present. The nationalist war against the Portuguese (1961-1975) promised freedom, but independence in 1975 marked the beginning of a civil war with major foreign involvement right from the start. With few interruptions, the war lasted for almost 27 years - to February 2002, when the rebel leader of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA), Jonas Savimbi, was killed in action. From 1975 to 1977, there was a period of relative freedom in Angola. However, in 1977 an aborted coup resulted in a major purge with massive killings all over the country. An authoritarian and repressive one-party socialist regime was put in place by the People’s Movement for the Liberation of Angola (MPLA). A feared apparatus of State security was placed in charge of political repression. Non-state media were closed and the right to association was limited to mass organisations of the MPLA. The judicial system became 'militarised', juxtaposing civilian and military courts with the ability to impose heavy penalties, including the death penalty (mainly for political and security crimes). The judiciary was politically dependent and operated under the direct influence of the party and ultimately of the President. A culture of fear, intimidation and repression became entrenched. The regime in place and the priority given to defence and internal security did not allow any room for civil society to emerge and impeded the development of any kind of 'democratic institutions' or any sense of transparency and accountability . Violations of human rights by both sides of the conflict became regular as well as impunity for perpetrators of these crimes.
  • Modern and post-modern patrimonialism
    Publication . Vidal, Nuno
    This paper discusses the Angolan political system after independence. Its haracterisation confronts two interpretative perspectives or what is here called modern and post-modern patrimonialism, each will be exposed.
  • Sociedade civil angolana, veículo democrático de participação pública, construir unidade na diversidade
    Publication . Vidal, Nuno
    De 25 a 27 de Novembro de 2008 realizou-se na sala nº2 do Palácio dos Congressos, sede da Assembleia Nacional, a II Conferência Angolana da Sociedade Civil, subordinada ao tema geral de “Construir Unidade na Diversidade” e ao sub-tema específico “Sociedade Civil Angolana: veículo democrático de participação pública”. O tema geral é idêntico ao da I Conferência de Novembro de 2007, tendo-se acrescentado um tema específico que reflecte uma das mais prementes discussões da agenda do momento – a necessidade de afirmar a posição central da sociedade civil para a edificação de um sistema democrático, baseado na ampla participação dos cidadãos na vida pública em todas as suas dimensões. Angola vive um momento de oportunidade ímpar na sua história. O término da prolongada guerra civil, a consolidação do processo político na base do multipartidarismo, as elevadas taxas de crescimento económico e o reforço institucional, são algumas das mais visíveis facetas deste momento de oportunidade. No processo de transformação que o país vive, onde se pretende aprofundar e consolidar a democracia e alcançar um desenvolvimento económico sustentável, socialmente justo e equilibrado, é fundamental uma sociedade civil forte. O reforço da sociedade civil passa por um maior conhecimento mútuo dos seus actores, um diálogo mais intenso sobre os desafios, os objectivos e prioridades do desenvolvimento em função dos anseios da população, uma maior capacidade de influenciar políticas públicas e de interacção com as organizações internacionais governamentais e não governamentais a actuarem no país. É neste âmbito e com este propósito de reforço da Sociedade Civil Angolana que surge o projecto e processo iniciados com a I Conferência, a que esta II Conferência vem dar continuidade. Na I Conferência constatou-se uma forte debilidade ao nível da articulação e partilha de informação que se vinha reflectindo na falta de tomadas de posição conjuntas, na insuficiente intervenção na vida pública e na fraca capacidade de influenciar os processos políticos de tomada de decisão. Das orientações saídas daquela conferência sobressaiu essencialmente a necessidade de melhorar a coordenação entre as várias organizações da sociedade civil (OSC) angolana para uma maior eficácia a todos os níveis da sua actuação. Volvido cerca de um ano após a I Conferência, a II Conferência Nacional da Sociedade Civil pretendeu, por um lado, dar voz às mais prementes preocupações das diferentes OSC de todo o país, aprofundando o diálogo no seio da sociedade civil, e por outro lado, dar passos concretos no sentido da objectivação das orientações saídas da I Conferência. No essencial, procurou-se discutir e avançar com propostas de instrumentos e mecanismos que permitissem: 1) uma melhor coordenação e articulação entre as OSC angolanas com vista ao reforço da capacidade de influenciar as políticas públicas; 2) uma melhor interacção com os doadores, as organizações internacionais, governamentais e não governamentais, a actuarem no país. Neste sentido, a exemplo do que acontecera com a I conferência, iniciou-se um processo preliminar de conferências provinciais que exigiu um enorme esforço de mobilização e empenho por parte das OSC nas diversas províncias do país, face a todos os constrangimentos que enfrentam, numa dinâmica de discussão e participação que deve ser a todos os títulos realçada por constituir um contributo precioso para o desenvolvimento da sociedade civil a nível nacional. Tendo por base a dinâmica iniciada a nível provincial, a conferência nacional discutiu temas como os mecanismos para melhor coordenação das OSC, o processo de descentralização, o acesso a recursos e a autonomia das OSC, o impacto ambiental do desenvolvimento e a relação entre sociedade civil e política. Reflectiu-se ainda sobre o problema do VIH/Sida por via da exibição e discussão de um documentário angolano sobre o tema. Tendo a questão dos mecanismos específicos de coordenação e articulação entre OSC percorrido toda a conferência, no último dia foi eleito um novo grupo de coordenação nacional, que ficou encarregue de dar sequência ao processo, numa perspectiva de renovação e reforço da legitimidade a partir de um enraizamento em estruturas de base, considerando um equilíbrio geográfico e temático. Foi igualmente aprovada uma nova estrutura de funcionamento do grupo de coordenação e um mandato com objectivos concretos, para implementação ao longo do ano que se seguirá até à III Conferência. A Conferência foi pública e contou com a presença de 234 participantes no seu primeiro dia, 144 no segundo e 169 no terceiro, entre delegados eleitos pelas 16 conferências provinciais, convidados dos órgãos da administração do Estado, representantes dos doadores, de Igrejas, e indivíduos interessados em participar.