Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- FAZENDinho: um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos AçoresPublication . Mendes, Rita S. D. R; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesO FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
- "The heat is Up" : cross -disciplinary perspectives on climate change negotiationsPublication . Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Becker, Sara; Otto, Daniel
- A valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola, Vila Nova de GaiaPublication . Neves, Idalina; Nicolau, Leonor Bacelar; Nicolau, Paula BacelarBiodiversidade ou diversidade biológica representam a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, compreendendo a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. A biodiversidade contribui para o bem-estar e saúde da espécie humana, através dos serviços de ecossistemas. Pretendeu-se com este projeto identificar a forma mais adequada de dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade os estudantes do 8º ano do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia. Para o efeito, foi preparada uma saída de campo à Ribeira da Padiola, em Olival (Vila Nova de Gaia), e um caderno de campo. O efeito desta visita – com e sem recurso ao caderno de campo – no conhecimento e valorização da biodiversidade foi avaliado através da aplicação de inquéritos aos estudantes, antes e após a saída de campo. Os resultados obtidos indicaram que, após a saída de campo, o nível de conhecimentos e de motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com recurso ao caderno de campo revelou uma melhoria do conhecimento em aspetos pontuais, relativamente aos restantes estudantes, contudo a utilização deste recurso durante a saída parece ter contribuído para alguma dificuldade de concentração. Além disso, este estudo permitiu ainda concluir sobre alguns aspetos que podem ser melhorados, nomeadamente a inclusão de uma aula de preparação antes da saída de campo e uma aula de síntese após a mesma, para trabalhar os conceitos mais complexos.
- Discusos: lingua, cultura e sociedade: tendências actuais em educação ambientalPublication . Azeiteiro, Ulisses; Pereira, M. J.; Leal Filho, Walter; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Morgado, Fernando; Gonçalves, F.
- Ecological footprint reduction recommendations for higher education IistitutionsPublication . Pires, Sara Moreno; Dias, Marta Ferreira; Onofretti, Giulia; Madeira, Catarina; Nicolau, Mariana; Galli, Alessandro; Mancini, Maria Serena; Patrizi, Nicoletta; Mapar, Mahsa; Malandrakis, George; Lopes, Myriam; Pulselli, Federico Maria; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Gomes, Ana Paula; Nadais, Maria Helena; Gigliotti, Massimo; Papadopoulou, Athanasia; Niccolucci, Valentina; Theodosiou, Nikolaos; Zachos, Dimitrios