Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
777.9 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Biodiversidade ou diversidade biológica representam a variabilidade entre os organismos
vivos de todas as origens, compreendendo a diversidade dentro de espécies, entre
espécies e de ecossistemas. A biodiversidade contribui para o bem-estar e saúde da
espécie humana, através dos serviços de ecossistemas. Pretendeu-se com este projeto
identificar a forma mais adequada de dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a
importância da preservação da biodiversidade os estudantes do 8º ano do Agrupamento
de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia. Para o efeito, foi preparada uma saída
de campo à Ribeira da Padiola, em Olival (Vila Nova de Gaia), e um caderno de campo. O
efeito desta visita – com e sem recurso ao caderno de campo – no conhecimento e
valorização da biodiversidade foi avaliado através da aplicação de inquéritos aos
estudantes, antes e após a saída de campo. Os resultados obtidos indicaram que, após a
saída de campo, o nível de conhecimentos e de motivação alcançados pelos estudantes
acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A
amostra que realizou a saída com recurso ao caderno de campo revelou uma melhoria do
conhecimento em aspetos pontuais, relativamente aos restantes estudantes, contudo a
utilização deste recurso durante a saída parece ter contribuído para alguma dificuldade de
concentração. Além disso, este estudo permitiu ainda concluir sobre alguns aspetos que
podem ser melhorados, nomeadamente a inclusão de uma aula de preparação antes da
saída de campo e uma aula de síntese após a mesma, para trabalhar os conceitos mais
complexos.
Description
Keywords
Educação ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Recursos didáticos
Citation
Publisher
Universidade de Aveiro