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Ana, Ana Luiza Gonçalves Freire

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  • Gestão de Dados de Investigação: um estudo de caso numa instituição de ensino superior
    Publication . Freire, Ana Luiza Gonçalves; Caeiro, Sandra; Mendes, António Quintas
    O objetivo deste projeto é realizar um estudo de caso cujo foco é o contexto organizacional da Universidade Aberta – Portugal, no que se refere ao papel da gestão da informação, da curadoria de dados aberta na promoção de elaboração de Conjuntos de Dados de estudantes, professores e pesquisadores da UAb, garantindo dados FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, Reusable, produzidos na universidade. O relatório denominado “Recomendações para a Ciência Aberta”, da UNESCO (2021), apresenta diretrizes para a promoção da Ciência Aberta, envolvendo o acesso aberto dos dados de pesquisa e da pesquisa em sua totalidade. Neste documento, no item 7, o conhecimento científico aberto, deixa claro a sua orientação que todo material – dados, metadados, REA, softwares , metodologia de pesquisa e processo de avaliação, só com o acesso aberto e disponíveis em domínio público ou sob direitos direitos autorais e com licença aberta, permitindo a reutilização, adaptação, distribuição, redirecionamento, de forma gratuita. O pesquisador financiado por instituições públicas de fomento no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália, precisa, necessariamente, disponibilizar seus dados de pesquisa através de um plano de gestão de dados de investigação, e aqueles que não são financiados, são estimulados a fazê-lo. Por esta razão, os temas de gestão da informação, curadoria de dados abertos, obtêm evidências nesta pesquisa, pois além de, promovem a visibilidade do processo de pesquisa, nos interessa fomentar a usabilidade e a interoperabilidade desses dados de pesquisa que deveriam estar organizados em Datasets e depositados em repositórios abertos.
  • Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
    Publication . Barata, Manoel Silva; Freire, Ana; Dias, Sílvia
    Este estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras.