Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaUma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.
- Acolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAbPublication . Morgado, Lina; Neves, Ana Maria; Teixeira, AntónioO estudante online diferencia-se tipicamente no seu perfil do estudante do ensino presencial por geralmente ter já responsabilidades familiares e profissionais. Trata-se habitualmente de um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interrupção. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e à internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos presenciais. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que o papel do estudante e do professor são diferentes daqueles assumidos no ensino presencial. As universidades abertas possuem sofisticadas estruturas de acolhimento do estudante e de apoio à sua integração na instituição, de modo a combater o abandono precoce. Neste capítulo, descrevem-se as características do perfil do estudante online, analisam-se algumas das variáveis a considerar pela instituições para o seu envolvimento na aprendizagem e discute-se porque os sistemas de apoio devem ser desenhados enquanto instrumentos estratégicos. Por fim, apresenta-se o sistema de acolhi mento e integração do estudante desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa, mostrando como este radica numa visão estratégica e se articula em torno de uma compreensão holística e dinâmica da cultura institucional.
- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- A gestão multi-agendas do estudante a distânciaPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO constructo tempo virtual, disruptivo, surge do impacto das novas tecnologias cujos resultados não são totalmente previsíveis. A Educação e a Educação a Distância (EaD), em particular, são setores particularmente sensíveis aos desenvolvimentos tecnológicos, razão pela qual o nosso estudo é justificado e foi apoiada pela FCT com uma bolsa de doutoramento acolhida pelo LE@D. A investigação é focada na experiência dos estudantes na Universidade Aberta portuguesa. Pretendeu se observar e analisar a variável gestão do tempo na sua relação com as tecnologias considerando a virtualização dos contextos na qual se desenvolve a relação pedagógica. Participaram neste estudo de caso, de natureza exploratória, estudantes de diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. A metodologia utilizada é de natureza mista. Como principais resultados destacamos: 1) o perfil de gestão do tempo académico tem relação direta com o grau do curso frequentado; 2) os estudantes apresentam parcas competências digitais no domínio colaborativo, no momento de ingresso na universidade.