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- Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de LinguísticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraThe aim of the paper is to retrace the emergence of the academic genre Abstract through the analysis of the “Associação Portuguesa de Linguística” Proceedings (2001–2010). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), the main assumptions are: (i) genre properties are unfolded through texts; and (ii) within a given period, texts belonging to different genres may share linguistic, social and illocutionary properties until a self-sustained genre emerges (Adam, 2001; Maingueneau, 1998). The analysis took into account the abstract dimension of genres, and the empirical dimension of texts within a 3-level model that includes genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda 2009). Data shows that the Abstract shares properties with the Introduction of the paper it summarizes. Its emergence as an independent genre thus points to intertextual origins.
- Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daO artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
- Dinâmicas de género e de texto: entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de CoimbraPublication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daUsing data from 130 texts of the“Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2003–2012), this paper proposes an adaptation of current PhD theses’ typologies (Swales, 2004; Hyland, 2009). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), it is assumed that discursive practices reflect social choices of disciplinary areas and academic communities. Compositional properties from indexes and introductions were analyzed according to their status as genre parameters, mechanisms of textual realization or genre markers (Coutinho e Miranda, 2009). According to our data, there are four types of PhD plans: IMRDC (16%), anthology (33%), topic-based (32%) and mixed (19%). Conventional IMRDC and anthology plans prevail in technological or experimental research areas, whereas occasional adaptations of topic-based or mixed plans prevail in Humanities and Social Sciences.
- Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articlesPublication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daO trabalho apresenta as propriedades partilhadas pelos planos de texto de teses de doutoramento e de artigos científicos. A análise combina conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996) e da Teoria do Texto – parâmetro de género, mecanismo de realização textual e marcador de género (Coutinho e Miranda 2009). No corpus de 130 teses da Universidade de Coimbra (2003-2012) foram identificados quatro tipos de planos de texto: estruturação por tópicos, IMRDC, (Introdução–Metodologia–Resultados–Discussão–Conclusão), antológico e misto (Swales, 2004; Santos e Silva, aceite). Os textos evidenciam dois tipos de hibridismo: mistura e encaixe de géneros (Mäntynen & Shore, 2014). As teses de ciências sociais e humanas partilham a estruturação por tópicos com os artigos dessas áreas disciplinares. Nas teses de ciências de base experimental predominam planos IMRDC (idênticos aos dos artigos dessas áreas) e antológicos (que incluem os artigos já publicados/submetidos), evidenciando-se no segundo caso uma dupla relação de hibridismo. Consequentemente, questiona-se a delimitação entre os dois géneros, e conclui-se que os objetivos, o contexto institucional, a extensão e a etiquetagem metatextual poderão ser os únicos critérios distintivos entre a tese e o artigo científico.
- In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentaçõesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraEste estudo pretende identificar dimensões argumentativas de textos do género Conclusões de teses de doutoramento, intersectando-as com as formações sociodiscursivas (Bronckart 1997). A pesquisa baseia-se na análise por amostragem de 12 teses do “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015), incidindo na estrutura retórica. Adotou-se um modelo retórico de análise inspirado em Chen e Kuo (2012), Nguyen e Pramoolsook (2016) e Swales (1990, 2004), acrescentando-se títulos e subtítulos, divisão em secções, extensão, sequências textuais, atenuadores, intensificadores e pacotes lexicais de modalização epistémica. A seleção, ordenação e prevalência destes mecanismos permitiram identificar padrões por áreas disciplinares (Ciências / Ciências Sociais e Humanas e Humanidades), bem como um possível parâmetro de género – a abertura a outros textos através do anúncio de linhas de investigação futura. Dado que o capítulo final da tese de doutoramento condensa o essencial da argumentação desenvolvida ao longo do texto, configura um locus ótimo para dilucidar mecanismos argumentativos, num quadro de legitimação retórica da investigação passada, que integra e outorga a entrada do autor na comunidade científica pela concessão de um grau académico.