Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação
    Publication . Rigo, Rosa; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    Promover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.
  • O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Rigo, Rosa
    A utilização do cinema no contexto educativo acrescenta oportunidades em espiral ascendente, fazendo aflorar sentidos e significados para novas e instigantes aprendizagens. A partir das múltiplas interpretações para um mesmo cenário, a utilização do cinema possibilita revelar, questionar e imortalizar muitas histórias, revertendo-se em novos posicionamentos, interlocuções ou novas interrogações, culminando em novas aprendizagens. Com base nesses pressupostos, o presente artigo tem por objetivo analisar se a utilização do cinema em contexto educativo pode promover e aumentar os níveis de engagement emocional, físico e cognitivo. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo, os resultados, baseados nas perceções dos estudantes, revelam que a utilização do cinema como recurso pedagógico pode ter efeitos muito positivos nas diferentes dimensões consideradas de engagement a nível emocional, físico e cognitivo, na partilha de saberes, na valorização da opinião dos pares, na motivação, na relação com a comunidade de aprendizagem e no interesse pelos conteúdos programáticos. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática em termos educacionais, quer em termos de possíveis contributos teóricos.
  • Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
    Publication . Rigo, Rosa; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    Este artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.