Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
550 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Promover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.
Description
Keywords
Engagement Avaliação Tecnologias digitais Ensino superior
Citation
RIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2020). Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação. Revista: Meta-Avaliação, 12 (37), 893-911