Publication
Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação
dc.contributor.author | Rigo, Rosa | |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Trindade, Sara Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T10:14:23Z | |
dc.date.available | 2023-02-08T10:14:23Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Promover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | RIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2020). Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação. Revista: Meta-Avaliação, 12 (37), 893-911 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2795 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2175-2753 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13328 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2795/pdf | pt_PT |
dc.subject | Engagement | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 911 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 893 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista: Meta-Avaliação | pt_PT |
person.familyName | RIGO | |
person.familyName | Moreira | |
person.familyName | Trindade | |
person.givenName | ROSA | |
person.givenName | J. António | |
person.givenName | Sara Dias | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.ciencia-id | C714-2907-EDFF | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8266-1969 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5927-3957 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b8864070-c4e8-4139-9557-7b29c25a421a | |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010 |