Repository logo
 
Publication

Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação

dc.contributor.authorRigo, Rosa
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-08T10:14:23Z
dc.date.available2023-02-08T10:14:23Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractPromover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2020). Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação. Revista: Meta-Avaliação, 12 (37), 893-911pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2795pt_PT
dc.identifier.issn2175-2753
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13328
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2795/pdfpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleAvaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage911pt_PT
oaire.citation.startPage893pt_PT
oaire.citation.titleRevista: Meta-Avaliaçãopt_PT
person.familyNameRIGO
person.familyNameMoreira
person.familyNameTrindade
person.givenNameROSA
person.givenNameJ. António
person.givenNameSara Dias
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0001-8266-1969
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb8864070-c4e8-4139-9557-7b29c25a421a
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
68.ArtigoPublicado_Meta_ Avaliação_dez20.pdf
Size:
550 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: