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Moita da Silva Pereira, Selma Eduarda

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  • Para uma estética na inter-ligação da moda, da média-arte e do teatro
    Publication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    Neste artigo os autores visam contribuir para a definição de uma estética resultante da inter-relação entre a Moda, a Média-Arte e o Teatro. A inter-relação destas três áreas potenciam a geração de narrativas visuais, auditivas e tácteis, capazes de influenciar a forma como o público recebe, perceciona e interage com os objetos artísticos daí resultantes. Tendo como base de reflexão o conceito de pós-digital propomos uma definição de estética que, valorizando o conceito e a crítica através da arte, seja também o reflexo da contemporaneidade, e de fazer, e, sobretudo, de pensar a Média-Arte Digital.
  • An expanded field in media-digital art: proposal of an aesthetics in the interconnection of media-art, fashion and theatre
    Publication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    In this article the authors aim to contribute to the definition of an aesthetics in the expanded field of Media-Art. Based on the discussion about the post-digital aesthetics, which we interpret as a field of expanded digital, we propose a definition of an aesthetic that is the reflection of the contemporaneousness, of doing and, above all, of Digital Media Art. This article follows a study to define an aesthetic resulting from the interrelationship between Fashion, Media-Art and Theatre.
  • O ciclo de criação pós-digital: do digital ao desenvolvimento tangível
    Publication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma
    Apresentam-se os fundamentos da média-arte digital e do novel movimento de criação pós-digital, propondo-se um ciclo de criação em arte pós-digital.
  • O Cortejo das Rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água
    Publication . Pereira, Selma; Pérez, Pilar; Marcos, Adérito
    O Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.
  • A moda na era pós-digital
    Publication . Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    O fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós-digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.