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  • A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
    Publication . Santos, José Rui
    Numa altura em que já ninguém parece questionar a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. Inquestionável parece ser também a importância que os recursos tecnológicos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no quotidiano da escola, bem como as vantagens do seu uso na educação em geral e nas práticas letivas em particular. Conhecer a forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas foram o mote da investigação realizada em 2009/2010, da qual emerge este artigo. Neste estudo de caso em que o processo de recolha de dados incluiu inquéritos por questionário, entrevistas e observação de aulas, as principais conclusões prendem-se com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.
  • Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Ivone
    As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
  • A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
    Publication . Santos, José Rui; Aires, Luísa
    Hoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efectivamente, uma realidade. Com este trabalho de investigação pretende-se dar conta da forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas. A razão de ser da escolha deste tema para esta dissertação encontra-se, pois, essencialmente, na necessidade de aprofundar o estudo sobre a importância que os novos recursos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no dia-a-dia de uma escola, bem como as vantagens do seu uso na Educação, em geral e nas práticas lectivas, em particular. O computador tem vindo a assumir um papel importante na modificação das atitudes dos professores, em especial, no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que na prática é isso que tem vindo a suceder ou não passará de uma forma de manter velhos hábitos sob uma capa nova? É que apesar da grande diversidade de meios tecnológicos existentes nas escolas, não raras vezes verifica-se que a sua utilização tem seguido, ao longo dos tempos, um modelo de comunicação essencialmente unidireccional que se centra no professor, limitando-se este a transmitir a informação/conhecimento, mas através de um computador.
  • How do the leaderships of the portuguese public school appropriate ICTs?
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Ivone
    After the long period of abstinence from information and communication technologies by Portuguese teachers, and a multitude of academic debates on the interest of their use at, and for the school, it finally seems possible to target attention exclusively on the way they are, or could be, used in schools. This article derives from a multiple case study in the non-higher education, with mixed, mainly qualitative and descriptive, methodology, aiming at studying what is the type of appropriation of ITCs by Portuguese public-school leaderships. Two conclusions stand out from the study: resistance to the use of ICTs is still a reality in Portuguese public-school system; and there is no pattern of appropriation and exploration of the potential of ICTs and the digital resources that is common to schools’ leaderships.
  • A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
    Publication . Santos, José Rui
    Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.