Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Publication . Ramos, Natália; Sobral, Maria NeideEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
- Narrativas sobre a emergência da integração das TIC às práticas pedagógicas em PortugalPublication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
- Pedagogia online: abordagem intercultural sobre os discursos de integração das tecnologias da informação e comunicação à educação em Portugal (2005-2010)Publication . Sobral, Maria Neide; Ramos, NatáliaAnálise e discussão das características e mudanças comunicacionais e educacionais nos processos formativos no ensino superior a distância e presencial em Portugal, através da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação/TIC e da pedagogia online e dos discursos e narrativas dos docentes, numa perspetiva intercultural, de globalização e de internacionalização do ensino superior.