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- Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digitalPublication . Casanova, DiogoA avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.
- Desenho, pedagogia e tecnologia: uma abordagem participativa para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem com tecnologiaPublication . Casanova, DiogoEste artigo visa discutir o objetivo e o valor das tecnologias, redesenhando uma sala de aula potenciada pela tecnologia de grande e de pequena dimensões. Pretende-se explorar de que forma os estudantes e professores redesenhariam os seus espaços de aprendizagem e de como utilizariam a tecnologia para responder aos diferentes desafios da concepção do espaço. A pesquisa realiza-se no âmbito do ensino superior, mas os seus resultados podem e devem ser refletidos e enquadrados noutros contextos educativos.
- Um modelo de design educacional para ambientes mistos e EaDPublication . Casanova, Diogo; Pessoa, TeresaEste artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores.
- Role of technology in the design of learning environmentsPublication . Casanova, Diogo; Huet, Isabel; Garcia, Fabiane; Pessoa, TeresaThe design of learning environments is being increasingly investigated, largely as a result of higher-education providers being challenged by both societal and technological devel- opments. These providers are becoming more aware that the quality of learning environ- ments affects students’ approaches to learning and satisfaction. This paper presents an alternative to more-traditional methods for designing learning environments that is driven by input of their main stakeholders: students and teachers. By using this method, we were able to explore stakeholders’ insights into learning spaces design and how learning tech- nologies can be integrated in such spaces. Qualitative research was conducted with the aim of guiding the redesign of technology-enhanced learning environments. For this particular research, we used ‘sandpits’, which are creative and design-thinking workshops, in which participants are encouraged to redesign provocative concepts of a large and a small tech- nology-enhanced learning environment. Thirteen ‘sandpits’ were delivered involving 32 teachers and 25 students. Through these design-thinking workshops, students and teachers reflected on and discussed the role of technology in face-to-face learning and teaching and proposed new design solutions for technology-enhanced learning environments.
- Which space? Whose space?: an experience in involving students and teachers in space designPublication . Casanova, Diogo; Di Napoli, Roberto; Leijon, MarieTo date, learning spaces in higher education have been designed with little engagement on the part of their most important users: students and teachers. In this paper, we present the results of research carried out in a UK university. The research aimed to understand how students and teachers conceptualise learning spaces when they are given the opportunity to do so in a workshop environment. Over a number of workshops, participants were encouraged to critique a space prototype and to re-design it according to their own views and vision of learning spaces to optimise pedagogical encounters. The findings suggest that the active involvement of students and teachers in space design endows participants with the power of reflection on the pedagogical process, which can be harnessed for the actual creation and innovation of learning spaces.