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- Felicidade nos contextos de vidaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, CláudiaO estudo teve como objetivo saber como os estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta definem felicidade e se sentem felizes no seu dia-a-dia. Participaram 120 estudantes do 3.º ano, através de um questionário online (Google Forms), com informação sociodemográfico, a Escala de Felicidade Subjetiva e uma pergunta de resposta aberta sobre a definição de felicidade, analisada através da análise de discurso. O presente estudo revela a importância de desenvolver mais estudos nesta área para contribuir para o desenvolvimento de linhas orientadoras para a comunidade e relacionar a felicidade com bem-estar.
- Psicologia social do envelhecimentoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daO envelhecimento da população é cada vez mais notório e a sociedade defronta‐se com mais questões de envelhecimento demográfico, uma vez que há um aumento da esperança média de vida devido aos progressos científicos o que contribui para uma melhoria das condições de vida e uma maior longevidade da população. De acordo com Neto (2004) a Psicologia Social das pessoas idosas revela que elas são o grupo etário mais heterogéneo que qualquer outro grupo. Sendo este grupo o mais heterogéneo vamos encontrar todo o tipo de pessoas, nomeadamente pessoas com patologias, pessoas saudáveis, pessoas ativas, dependentes, pessoas com muito saberes, que podemos denominar de pessoas sábias quer seja a nível teórico quer a nível de experiência de vida. Nos últimos anos podemos contatar que houve uma grande sensibilização para o envelhecimento ativo e que algumas pessoas idosas começaram a praticar mais atividades, quer a nível físico, quer a nível psicológico e que a reforma pode ser mais uma etapa da vida e não o fim como muita vez se verificava. Assim, abordamos neste capítulo: Envelhecimento da população, Psicologia Social a nível da Gerontologia, Idadismo, Discriminação, O idoso na sociedade e o idoso e a morte.
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de Erik EriksonPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Erik Erikson e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- O design de investigação segundo a metodologia científicaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Cipriano, António Pedro; Paixão, Cláudia; Esteves, Denise; Sousa, FátimaReflexão sobre Como escolher o Tema e exploração do mesmo para um projeto de investigação. Exemplos de elaboração de Perguntas de Partida. Como descrever o Problema e a Problemática.
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de VygotskyPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria DE LEV VYGOTSKY e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Emoções e sentimentos de brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia da Covid-19Publication . Reis, Lyria; Silva, Ana Isabel Mateus daDurante a pandemia da Covid-19 as pessoas manifestaram emoções e sentimentos diferentes perante a situação que viviam no momento devido às alterações a nível individual, familiar e da sociedade em geral. Tendo por base esta realidade, o presente estudo teve como questão de partida: Como se manifestaram as emoções e sentimentos nos(as) brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia Covid-19 e por objetivo analisar as emoções e sentimentos referidos por estes indivíduos durante a pandemia da Covid-19. Esta comunicação resulta de uma pesquisa mais ampla, realizada através de um questionário sociodemográfico com perguntas abertas e fechadas, efetuado no Google Forms, aplicado online em maio de 2020. Neste questionário foram abordadas as emoções e sentimentos que estas pessoas desenvolveram durante a pandemia. A amostra foi de 438 participantes, 181 indivíduos portugueses(as) e 257 brasileiros(as). A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e análise de discurso. Verificou-se que nos dois países, as emoções mais manifestadas foram medo e tristeza e a nível dos sentimentos negativos foram os/as brasileiros que apresentaram percentagens mais elevadas tais como: mau humor, desespero e ansiedade. Este estudo contribuiu para conhecer emoções e sentimentos desenvolvidos por brasileiros(as) e portugueses (as) durante a pandemia Covid-19.
- A influência das emoções na sobrecarga do cuidador informalPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, CláudiaO cuidador informal tem nos últimos anos ganho visibilidade em inúmeras investigações. Têm sido desenvolvidos estudos no sentido de analisar as variáveis que influenciam o ato de cuidar, com o objetivo de identificar formas e estratégias para proteger os indivíduos de situações traumáticas. De entre os vários fatores que influenciam o cuidado prestado destacamos neste artigo a importância das emoções e a forma como estas influenciam a sobrecarga no cuidador informal. O estudo realizado teve como metodologia avaliar de forma exploratória o efeito das emoções mal geridas na sobrecarga do cuidador informal, optando-se por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Foram utilizados diversos instrumentos, nomeadamente, um questionário sociodemográfico, entrevistas exploratórias e Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal-QASCI. O programa de intervenção desenvolveu-se em oito sessões com a duração de 60/90 minutos cada uma. Com o desenvolvimento dos instrumentos e do reforço constante dado ao longo das sessões, os cuidadores desenvolveram mais consciência emocional, passando de uma forma mais clara a saber aquilo que sentem, aquilo que os outros sentem, descobrir as causas das emoções e sentimentos e a compreender comportamentos que têm no seu quotidiano e a assumir uma atitude perante as circunstâncias mais adequada e responsabilizada. O desenvolvimento de sessões em torno das competências emocionais contribuiu para a diminuição da sobrecarga no cuidador informal, verificando-se esta situação nos dados obtidos, onde os cuidadores de uma forma geral diminuíram a sobrecarga, nomeadamente a sobrecarga emocional.
- Guia de orientação ao estudo da teoria Bioecológica de Urie BronfenbrennerPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Bronfenbrenner e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Stress e ansiedade nos adolescentes em tempos de pandemiaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEsta disseminação muito rápida do coronavírus a nível mundial, as incertezas sobre a doença e como controlá-la, a imprevisibilidade em relação ao tempo de duração, as alterações do vírus, os estados de pandemia, nomeadamente o isolamento social são fatores de risco para a população em geral e em particular para os adolescentes. Sendo característico da adolescência o afastamento da família e a ligação aos grupos de pares, as suas vivências, aprendizagens são normalmente realizadas com o grupo e não com a família, esta situação de pandemia veio alterar estas vivências e por consequência aumentar os níveis de stress e ansiedade nos jovens. A pandemia do novo coronavírus pode influenciar a saúde mental e o bem-estar psicológico não só por toda a envolvência de difusão de mitos e informações sobre as infeção e medidas de prevenção, mas também devido a mudanças nas rotinas dos adolescentes e nas relações familiares. Vamos apresentar dados preliminares de uma Investigação de cariz exploratória, adotando uma metodologia qualitativa, a partir da técnica Focus Group (FG) aplicada a um grupo terapêutico de 12 adolescentes. Este grupo teve início em abril de 2020 via watsap e vai manter-se até ao final da pandemia. Salientamos as mudanças deste grupo entre a primeira e segunda e terceira vaga da pandemia, principalmente houve um agravamento de sintomas de stress e ansiedade entre estas duas primeiras vagas. A maioria destes 12 adolescentes referem que não viveram neste espaço de tempo “…eu hibernei, só me apetecia estar na cama a ouvir música….” (Laura, 15 anos); “…quando me levantava as pernas termiam …” (Renato, 16 anos).
- Sexualities, bodies and masculinities, through the speeches of portuguese teenagersPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Vieira, Cristina PereiraThis study, by problematizing a set of complex speeches, elaborated by young people around the idea of body and masculinities, comes to interrupt a set of socially imposed silences, more or less hidden, giving visibility to some changes which, through a critical way, call into question the value of hegemonic masculinity.
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