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- Análise dos problemas de disciplinas existentes de português nos institutos de línguas estrangeiras da China e soluções correspondentesPublication . Li Wenting, Cristina; Gale, Ana Maria Mão Ferro Martinho CarverApós a entrada no novo século, o processo de democratização do ensino superior acelerou, ao mesmo tempo que se estreitou a relação entre o ensino superior e o desenvolvimento socioeconómico. O crescente acesso ao ensino superior na China conduziu a uma mudança fundamental nas oportunidades de emprego dos detentores de um grau universitário, nomeadamente com cursos de línguas estrangeiras, que enfrentam uma pressão crescente no mercado de trabalho. A sociedade chinesa tem demonstrado particular preocupação com grupos especiais, criando por exemplo escolas de formação profissional de línguas estrangeiras. Na base da sua própria experiência no ensino de português na China, a autora pretende contribuir para a evolução profissional na área da educação e ensino desta língua. Neste contexto, deixa algumas sugestões para a reforma dos cursos de Língua Portuguesa nos Institutos de Línguas Estrangeiras de Formação Profissional, área da sua especialização académica.
- Stress e ansiedade nos adolescentes em tempos de pandemiaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEsta disseminação muito rápida do coronavírus a nível mundial, as incertezas sobre a doença e como controlá-la, a imprevisibilidade em relação ao tempo de duração, as alterações do vírus, os estados de pandemia, nomeadamente o isolamento social são fatores de risco para a população em geral e em particular para os adolescentes. Sendo característico da adolescência o afastamento da família e a ligação aos grupos de pares, as suas vivências, aprendizagens são normalmente realizadas com o grupo e não com a família, esta situação de pandemia veio alterar estas vivências e por consequência aumentar os níveis de stress e ansiedade nos jovens. A pandemia do novo coronavírus pode influenciar a saúde mental e o bem-estar psicológico não só por toda a envolvência de difusão de mitos e informações sobre as infeção e medidas de prevenção, mas também devido a mudanças nas rotinas dos adolescentes e nas relações familiares. Vamos apresentar dados preliminares de uma Investigação de cariz exploratória, adotando uma metodologia qualitativa, a partir da técnica Focus Group (FG) aplicada a um grupo terapêutico de 12 adolescentes. Este grupo teve início em abril de 2020 via watsap e vai manter-se até ao final da pandemia. Salientamos as mudanças deste grupo entre a primeira e segunda e terceira vaga da pandemia, principalmente houve um agravamento de sintomas de stress e ansiedade entre estas duas primeiras vagas. A maioria destes 12 adolescentes referem que não viveram neste espaço de tempo “…eu hibernei, só me apetecia estar na cama a ouvir música….” (Laura, 15 anos); “…quando me levantava as pernas termiam …” (Renato, 16 anos).