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  • Representações sociais, saúde mental e imigração internacional
    Publication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    O movimento de populações, de pessoas mais ou menos organizadas, é fenômenos tão antigos como a humanidade, mas a migração de milhões de pessoas, nos dias de hoje, está se convertendo em um processo com níveis de estresse tão intensos que superam a sua capacidade de adaptação. Este estudo objetiva avaliar a saúde mental e analisar as representações sociais sobre os construtos imigração, imigrante, saúde mental e futuro de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra/Suíça. O estudo é exploratório e trabalha com abordagem multimétodo, com uma amostra de 266 participantes submetidos ao questionário biosociodemográfico, ao instrumento de Scrining Self-Reporting Questionnaire e à entrevista semidirigida. Os dados dos questionários foram analisados através do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS.for Windows.16), utilizando-se a estatística descritiva e inferencial e os conteúdos das entrevistas pela análise de conteúdo de Bardin (1997/2002). Os resultados demonstraram que a variável tempo de imigração favoreceu o aparecimento de déficits na saúde mental dos participantes. O presente estudo permitiu concluir que, nesse contexto de imigrações internacionais, as representações sociais dos imigrantes e a sua saúde mental são influenciadas, proporcionalmente, pela duração ou pelo tempo da imigração.
  • Transtornos mentais comuns no contexto migratório internacional
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, Natália
    A migração internacional cresceu muito nas últimas décadas, tornando-se necessário uma compreensão, desse fenômeno, em diferentes esferas da vida humana. Este estudo objetiva investigar a probabilidade da presença de Transtornos Mentais Comuns (TMC) de imigrantes brasileiros e portugueses residentes na cidade de Genebra/Suíça, associado aos fatores nacionalidade, sexo, tipo e tempo de imigração. Trata-se de um estudo exploratório trabalhando com abordagem quantitativa, com uma amostra de 509 participantes submetidos ao questionário bio sociodemográfico e ao instrumento de Screening Self-Reporting Questionnarie. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS, utilizando-se a estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstraram que a probabilidade de presença de TMC foi de 43,73% entre as mulheres e 26,63% entre os homens; e, 63,69% entre os participantes com o menor tempo de imigração que revelaram uma diferença significativa (p<0) para estas variáveis. Conceitos de aculturação e saúde mental são aportes teóricos que necessitam ser considerados tanto em pesquisas como em serviços de assistência que possam acolher e apoiar a população migrante no local de acolhimento.
  • Intervenção em saúde mental para estudantes universitários: metodologia de um projeto de extensão
    Publication . Franken, Ieda; Ramos, Natália
    Na atualidade e mundialmente, diversas instituições de saúde e estudos com jovens, designadamente universitários, identificam inúmeras vulnerabilidades e asseguram que os problemas psicossociais têm aumentado na população jovem, nacional e estrangeira. Este texto tem como objetivo apresentar e caracterizar as diferentes ações de intervenção em saúde mental estendidas aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), executadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão intitulado “Assistência psicológica aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba e a adultos jovens da comunidade em geral”. Este projeto iniciou-se em 2010, como uma ação extensionista pioneira na UFPB e, desde então, vem sendo aprovado e executado com financiamento interno, a partir dos editais anuais publicados pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) do Programa de Bolsas de Extensão da UFPB. Apresenta dados relativos ao período 2010-2023, a sua singularidade e limitações nos atendimentos psicoterapêuticos, assim como a internacionalização de estudos e parcerias com instituições internacionais, além da completa interligação entre ensino e pesquisa.
  • Intervenções em saúde mental para estudantes universitários
    Publication . Ramos, Natália; Costa, Maria Samara; Franken, Ieda; CCTA, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa, Brasil
    O capítulo tem por objetivo apresentar e caracterizar diferentes ações de assistência à saúde mental de alunos da Universidade Federal da Paraíba/UFPB realizadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão sobre “Assistência Psicológica aos alunos do Campus I da UFPB” e a adultos jovens da comunidade em geral, projeto iniciado no ano de 2010, bem como principais metodologias de trabalho e modalidades de atendimento. Ainda hoje as instituições de ensino superior, designadamente brasileiras carecem da constituição de espaços destinados a compreender e a dar resposta às principais dificuldades vivenciadas pelos estudantes e assim atuarem na prevenção de situações que podem contribuir para o sofrimento psicológico, adoecimento do estudante ou agravamento de riscos psicossociais e quadros psicopatológicos pré-existentes à entrada da universidade. O texto acentua ainda a necessidades das instituições do ensino superior terem em conta as vulnerabilidades e os sofrimentos psíquicos de seus discentes, de modo a construir e divulgar estratégias institucionais que apoiem e orientem os estudantes a lidar com os múltiplos desafios e riscos que a vivência e adaptação no ensino superior possam acarretar, e assim, promovam o seu desenvolvimento, saúde mental e bem-estar, assim como a necessidade da implementação de intervenções e medidas de prevenção específicas para o contexto em questão.