Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?Publication . Barros, Daniela Melaré VieiraAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
- Games, mitologia, subjetividade e noosferaPublication . Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira
- Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtualPublication . García Pérez, María; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ortega Sánchez, IsabelPartindo das novas possibilidades comunicativas se analisa as repercussões educativas do ciberespaço que oferece a Internet. O propósito principal é avaliar este elemento de relevância para o desenvolvimento das competências dentro da aprendizagem na alfabetização digital dos alunos. Desde diferentes pontos de vista se explora e analisa o conceito de alfabetização digital no marco dos processos educativos como uma competência que deve ser desenvolvida no aluno como um modelo próprio metodológico mais prático e eficiente. Com isso pretendemos dar uma visão mais exaustiva a forma como os estudantes se relacionam com as tecnologias e sua compreensão do próprio processo de aprendizagem com base no grupo de referência onde se estabelecem. Para finalizar, destacaremos uma série de propostas educativas, utilizando os recursos que a Internet coloca ao nosso alcance, que devem ser contemplados para gerar a participação on-line dentro de uma aula virtual desenvolvendo as competências necessárias para alcançar a alfabetização digital.
- Guia didático sobre tecnologias da comunicação e informação para o trabalho educativo na formação docentePublication . Barros, Daniela Melaré VieiraUm guia para facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores. Uma forma didática de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão. Embora seja um ambiente de aprendizado impresso, organiza-se também como um espaço de trabalho intelectual, interativo e de reflexão. Na proposta deste livro, o aprendizado acontece mediante as relações (1) tecnologias da comunicação e informação na educação, e suas intervenções e implicações no processo ensino e aprendizagem na formação dos professores; (2) compreensão sobre a atual realidade, aqui denominada mundo virtual, e sua nova forma de construção do conhecimento; e (3) a educação a distância como um campo de possibilidades, com os interesses e os incentivos da política educacional, para a profissão de professor.
- A função tutorial na formação continuada docentePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dosA tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.
- Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira doO presente artigo tem como objetivo apresentar estudos realizados sobre o tema estilos de aprendizagem e sua importância no contexto educativo de uso das tecnologias. Para tanto utilizamos como referencial para o tema as análises de Honey, Alonso e Gallego (2002) e Alonso e Gallego (2000). Esses autores são reconhecidos em âmbito Espanhol como os precursores sobre os estudos sobre a temática estilos de aprendizagem e a elaboração do teste de identificação desses estilos. Para tanto destacamos a teoria e em seguida as análises sobre o seu uso e a importância no contexto educativo das tecnologias.
- O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagemPublication . Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira doO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.
- Tecnologías de la inteligencia : gestión de la competencia pedagógica virtualPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraLa idea central de este libro consiste en afirmar que las posibilidades pedagógicas de las tecnologías para la formación de profesores en la construcción del conocimiento se estructuran mediante el desarrollo de una competencia pedagógica virtual que tiene por elementos: el pensamiento en red y la competencia en información. Tales elementos posibilitan la formación profesional ampliada y con nuevas funciones, mediante la influencia de la tecnología. Las modificaciones que ocurrieron a lo largo de la historia, por la técnica, proporcionaron reflexiones sobre la capacidad que el ser humano tiene de crear el principio de algo que potencia su propia inteligencia. Tal principio se desarrolla hasta lo que hoy es denominado virtualización. Esta virtualización no es sólo un fenómeno nuevo, oriundo de sistemas de comunicación, sino una nueva referencia para la realización de acciones hasta ahora no posibles de forma manual y solamente construidas mentalmente. Más allá del proceso de interacción continuo, la imaginación, rica e insuperable, no tiene la posibilidad de disponer con detalle y movimiento, a los ojos de la humanidad, sus construcciones creativas y, así, perfeccionarlas de acuerdo con la especificidad necesaria a cada momento y a sus objetivos. La virtualización, que representa esa posibilidad, se configura como uno de los elementos primordiales de la tecnología y se estructura como una nueva caracterización para los paradigmas de la Ciencia.
- MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de casoPublication . Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra
- Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básicaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Antonio Junior, WagnerObjetos de aprendizagem virtuais constituem-se em um novo parâmetro educativo que utiliza a elaboração de um material didático envolvendo conteúdos, interdisciplinaridade, exercícios e complementos. Isso tudo com os recursos das tecnologias. Esse novo tipo de material educativo tem padrões e formas para ser desenvolvido. Além disso, possibilita repensar o processo educativo considerando o espaço da virtualidade e suas possibilidades. A base teórica para a construção desses objetos é o paradigma da virtualidade e a virtual literacy como eixo central. O objetivo deste trabalho é apresentar referências para análises obre o que são esses objetos e como são constituídos, além de oferecer subsídios para sua aplicabilidade na educação básica.