Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distânciaPublication . Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré VieiraO Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde outubro de 2008. Desde esta data tem desenvolvido a sua ação em ambiente virtual, tendo por objetivo ajudar e promover a colaboração entre estudantes com dificuldades físicas e sensoriais de acesso aos cursos online da UAb. O presente artigo é constituído por duas partes. Na primeira, apresenta-se o projeto e o perfil dos estudantes que o integram. Na segunda parte, a ação e importância do projeto são exemplificadas com a apresentação de casos específicos de resolução de dificuldades que resultaram no desenho de procedimentos e de estratégias conducentes a uma maior inclusão em ambiente tecnológico de ensino a distância. O perfil dos estudantes e as suas principais necessidades foram identificados graças à análise quantitativa e qualitativa das respostas a questionários online, e à observação de reflexões e debates ocorridos no espaço de diálogo do projeto acessibilidades. Três grandes núcleos de questões foram identificados: 1) a interação docente / estudante e a inerente identificação e valorização das situações que justificam adaptações didáticas e/ou curriculares, 2) o acesso a materiais de estudo adaptados às necessidades dos estudantes, e 3) a adequação do espaço físico e temporal das provas presenciais aos diferentes estudantes. A resposta aos problemas identificados induziu o estabelecimento de diretrizes que procuraram encontrar a justa medida entre a uniformização de protocolos ou procedimentos e o primado da flexibilidade e da adaptabilidade aos casos concretos. Foram promovidas estratégias específicas, de fácil realização e cruzadas por múltiplas vias para evitar perdas de informação, por forma a ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, visando, assim, o cumprimento do objetivo de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superiorPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, IsabelQuando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.
- Elearning no ensino superior : práticas de integração no âmbito do projeto acessibilidadesPublication . Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel
- Projeto Acessibilidades: a inclusão na Universidade Aberta de PortugalPublication . Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel