Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância
    Publication . Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde outubro de 2008. Desde esta data tem desenvolvido a sua ação em ambiente virtual, tendo por objetivo ajudar e promover a colaboração entre estudantes com dificuldades físicas e sensoriais de acesso aos cursos online da UAb. O presente artigo é constituído por duas partes. Na primeira, apresenta-se o projeto e o perfil dos estudantes que o integram. Na segunda parte, a ação e importância do projeto são exemplificadas com a apresentação de casos específicos de resolução de dificuldades que resultaram no desenho de procedimentos e de estratégias conducentes a uma maior inclusão em ambiente tecnológico de ensino a distância. O perfil dos estudantes e as suas principais necessidades foram identificados graças à análise quantitativa e qualitativa das respostas a questionários online, e à observação de reflexões e debates ocorridos no espaço de diálogo do projeto acessibilidades. Três grandes núcleos de questões foram identificados: 1) a interação docente / estudante e a inerente identificação e valorização das situações que justificam adaptações didáticas e/ou curriculares, 2) o acesso a materiais de estudo adaptados às necessidades dos estudantes, e 3) a adequação do espaço físico e temporal das provas presenciais aos diferentes estudantes. A resposta aos problemas identificados induziu o estabelecimento de diretrizes que procuraram encontrar a justa medida entre a uniformização de protocolos ou procedimentos e o primado da flexibilidade e da adaptabilidade aos casos concretos. Foram promovidas estratégias específicas, de fácil realização e cruzadas por múltiplas vias para evitar perdas de informação, por forma a ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, visando, assim, o cumprimento do objetivo de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel
    Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.
  • Projeto Acessibilidades: a inclusão na Universidade Aberta de Portugal
    Publication . Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel
  • Seminário Educação Inclusiva
    Publication . Anguita Acero, Juana María; González Olivares, Ángel Luis; Navarro Martínez, Óscar; Torres Carrero, María del Carmen; Amo Chicharro, María del Carmen del; Ponce Blázquez, Esther; Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Gronita, Joaquim
    O Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. A Mesa-redonda I, moderada por Isabel Barros Dias, esta mesa abordou a conceitualização da inclusão e apresentou a perspetiva espanhola sobre o tema. Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) analisaram os avanços legislativos e pedagógicos em Espanha no domínio da inclusão. Realçaram que a inclusão não se limita à integração física de estudantes com deficiência, mas implica transformar a cultura escolar, garantindo uma participação plena e equitativa. María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentaram experiências de aplicação de metodologias ativas em contextos universitários, sublinhando os benefícios da aprendizagem cooperativa como instrumento de inclusão e valorização da diversidade. A Mesa-redonda II moderada pelo Prof. Dr. Joaquim Gronita, esta mesa focalizou os desafios relacionados à inclusão de estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no ensino superior. Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez (Universidad de Castilla-La Mancha) partilharam abordagens e adaptações que têm sido eficazes para promover a permanência e o sucesso académico de estudantes autistas. Enfatizaram a importância do acompanhamento personalizado, do respeito à singularidade e da formação continuada de docentes. María del Carmen Torres Carrero (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentou estratégias de organização do espaço físico, adaptações curriculares e comunicação acessível, sublinhando que a inclusão exige intencionalidade e planejamento colaborativo. O encerramento do seminário contou com uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do dia, destacando: • A relevância das metodologias ativas como facilitadoras da inclusão. • A necessidade de um compromisso institucional com a formação docente e com a criação de ambientes acessíveis. • A contribuição significativa do intercâmbio entre instituições portuguesas e espanholas para o avanço de práticas educativas inclusivas. O Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a formação, o debate e a investigação sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.