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- PNC e redes sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web socialPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto propomo-nos a refletir sobre a relação entre o Plano Nacional de Cinema e as Redes Sociais, no contexto da sociedade atual, em rede, apresentando, para o efeito, o projeto de investigação em curso “Educação, Cinema, Redes Sociais: a estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”. Os fundamentos do estudo passam pelos conceitos de educação aberta e audiovisuais, concebidos no âmbito da tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, com o propósito de compreender como este Plano faz uso das redes sociais digitais online, expoente máximo das ferramentas associadas à web social. Para o efeito, considera-se, em particular, a relação entre cinema, educação e redes sociais, tendo em conta os estilos de vida digital da sociedade contemporânea e a importância de desenvolver e divulgar diferentes literacias. Estas reflexões terão também em conta a prática do Plano Nacional de Cinema, iniciativa do governo português criada para promover o desenvolvimento da literacia cinematográfica no meio escolar. Por fim, será possível concluir que a afinidade entre cinema e educação remonta às origens do próprio cinema, tendo evoluído não só com as tecnologias fílmicas e metodologias pedagógicas, mas também com a influência de novos estilos de vida na sociedade. Assim, na sociedade digital, online e audiovisual de hoje, e como a relação entre cinema e educação também é dinâmica, encontra agora outros desafios e novas oportunidades.
- Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e inclusão digital?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema (PNC). O nosso objetivo é compreender se o PNC pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente são exigidas aos cidadãos. Para tal, convocamos a revisão de literatura encetada no âmbito do projeto de investigação em curso (“Educação, Cinema, Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: SFRH/BD/137359/2018). Os nossos referenciais indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, e a ser mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Este cenário torna imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para a (sobre)vivência numa sociedade altamente mediatizada, que capacite a todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola tem a responsabilidade de acompanhar esta evolução e de preparar o indivíduo para novos desafios sociais e profissionais: logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática com o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o PNC permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que o PNC constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e a inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEsta comunicação apresenta uma investigação que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores as noções da Educação aberta e os audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos media. No final, pretendemos compreender como o Plano Nacional de Cinema tem utilizado as redes sociais digitais online, sistematizando as boas práticas e definindo um conjunto de recomendações para melhorar o aproveitamento destas ferramentas. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, estaremos, assim, a contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste ensaio, reflete-se sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC), iniciada em 2012, como ferramenta promotora da literacia dos media. A tecnologia faz hoje parte do quotidiano – provoca transformações na vida dos cidadãos e cria estilos de vida digitais próprios de uma sociedade em rede, assim como dinâmicas que influenciam a educação, nomeadamente as práticas curriculares. O PNC contribui, neste contexto, para desenvolver e disseminar as literacias para os media. A revolução tecnológica, nomeadamente a digital, cujos efeitos se começaram a sentir à escala global a partir do início deste século, fez emergir um novo paradigma social, descrito como “sociedade em rede”, com impactos no comportamento dos indivíduos na sociedade e nas formas de aprender. Caracteriza-se por ser uma sociedade tecnológica altamente mediatizada, em que a imagem, nas suas várias formas, é tida como “a rainha” dos conteúdos. A imagem em movimento tem conquistado particular destaque nas redes sociais: demonstra um crescente potencial para contar histórias com imagens, sons e movimentos, numa dinâmica que remete para a essência do cinema. Estas transformações têm promovido novas atitudes nos utilizadores, que, além de consumidores de conteúdos criados por outros, passam a produzir também os seus próprios conteúdos. A possibilidade de qualquer indivíduo partilhar conteúdos, produzidos ou não por si, torna-o um potencial distribuidor, o que altera a relação produtor-consumidor: esta é hoje mais direta, rápida, e simples, além de outras novas características. Numa sociedade em rede, os cidadãos entendem-se como participantes ativos, construtores de uma inteligência coletiva, na busca de uma crescente envolvência com conteúdos e narrativas, e já não consumidores passivos de uma cultura abstratamente criada por outros. A ideia das novas literacias situa-se além do tradicional conhecimento, associado quase só à alfabetização (para a leitura e a escrita). Mais recentemente, inclui a capacidade de manipulação de tecnologias digitais – a chamada literacia digital. Pode considerar-se, portanto, que a literacia dos media emergiu dos novos ambientes de comunicação fundados nas tecnologias digitais. Que pode definir-se como a capacidade de aceder aos media (designadamente, televisão, cinema, vídeo, rádio, videojogos, imprensa e Internet), de compreender e avaliar de modo crítico os seus diferentes aspetos e os dos seus conteúdos, e de criar comunicações em diversos contextos. O cinema já assumira uma função educacional na sociedade; encontra agora novas possibilidades e meios para se envolver no quotidiano do público. O PNC, iniciativa direcionada para o contexto escolar, visa ajudar a preparar os alunos para serem melhores cidadãos na sociedade contemporânea. Se, por um lado, a evolução tecnológica provocou transformações sociais e educacionais, por outro, verifica-se que tais transformações implicam dos cidadãos a mobilização de novas competências e a promoção de novas literacias. A concluir, convocamos a questão do título para sugerir que o PNC constitui uma ferramenta de promoção da literacia dos media nos novos contextos audiovisuais, e que a educação para o cinema assume um papel para lá do de almejar a preparação do indivíduo para interpretar e compreender o cinema: que contribui para o preparar para ser melhor consumidor/produtor/distribuidor de conteúdos audiovisuais, na perspetiva de uma cidadania mais plena.
- Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas.
- Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto analisa-se o modo como o Plano Nacional de Cinema utilizou as redes sociais durante o encerramento das escolas, decretado como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente físicas e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver, dado que o espaço escolar se transferiu para o online. Assim, aplicou-se o Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais, aliando metodologias quantitativas e qualitativas, para mapear as atividades do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais durante o período de confinamento. Conclui-se que a web social pode ser um espaço de trabalho profícuo para o Plano Nacional de Cinema, numa virtualização complementar à presença física nas escolas. A web social pode configurar-se como plataforma alargada e interativa, que pelos pequenos ecrãs das redes sociais contribui para envolver os alunos com o cinema e o currículo.
- Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e a inclusão digital?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e a inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema. O nosso objetivo é compreender se esta iniciativa pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente integram a ideia de cidadania plena. Os referenciais utilizados no presente estudo indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, além de serem mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Torna-se imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para (sobre)viver numa sociedade altamente mediatizada, que capacite todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola é responsável pelo acompanhamento desta evolução e pela preparação do indivíduo para novos desafios sociais e profissionais, logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática, o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o Plano Nacional de Cinema permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que esta iniciativa governamental constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e da inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.
- Emotions to scenes: a génese de um artefacto de média-arte digitalPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto tem como objetivo apresentar o desenho do Artefacto «Emotions to Scenes», e o respetivo processo criativo em média-arte digital, cuja génese reporta à interpretação que é feita pelos recetores das imagens e a associação que podem fazer às emoções. Através do artefacto, o recetor, ou usufruidor, poderá comparar as suas emoções com as de todos aqueles que também usufruíram da experiência. Numa época tão mediática como aquela em que vivemos, na qual constantemente se recebem imagens em movimento, com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto permite uma experiência reflexiva em torno de tais estímulos visuais, de uma cena de cinema, em que as emoções de cada recetor podem convergir ou divergir das dos outros usufruidores. Assim, pode ainda ser entendido como contributo para a reflexão sobre as literacias para os media no contexto dos atuais estilos de vida online.
- O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em cursoPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto apresenta uma investigação em curso que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores noções da educação aberta e dos audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos vários media. Com esta investigação, pretendemos compreender de que modo o Plano Nacional de Cinema tem feito uso das redes sociais digitais online. Procuramos também sistematizar boas práticas e definir um conjunto de recomendações, para que o recurso a tais ferramentas seja o melhor possível. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, acreditamos, assim, contribuir para a consolidação do conhecimento científico nas áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- Zoom out / Zoom in às redes sociais digitais do Plano Nacional de Cinema: um visionamento em tempos pandémicosPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelO interesse pelas potencialidades do cinema como extensíveis ao âmbito da educação remonta ao início da sétima arte e tem acompanhado a evolução da sociedade. Neste sentido, em Portugal o Plano Nacional de Cinema (PNC) surge hoje como programa governamental de literacia para o cinema junto do público escolar, despertando neste o hábito de ver cinema e de o valorizar enquanto arte. Este ensaio tem por finalidade propor um visionamento da presença do PNC nas redes sociais digitais durante o encerramento das escolas, decretado no país como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente presenciais e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver como até então, dado que o espaço escolar se transferiu para plataformas online. Os tempos pandémicos vieram demonstrar algumas virtudes dos novos meios e formas de viver cinema que, não excluindo os outros, mostram ser um contributo para o futuro da relação do cinema com a educação, dinâmicas desenvolvidas pelo PNC. Concluindo: algumas ferramentas da web social, como as redes sociais digitais, podem ser instrumentos de trabalho válidos para as iniciativas do Plano, numa virtualização complementar da sua presença física nas escolas.