Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações: o contributo da educação intergeracionalPublication . Villas-Boas, Susana; Ramos, Natália; Amado, João; Oliveira, Albertina Lima de; Montero, InmaculadaO presente artigo apresenta a educação intergeracional como meio para a redução de estereótipos e atitudes negativas tendo como base a idade e as relações entre as gerações. Começa por se apresentar uma investigação qualitativa realizada por entrevista e aplicada a 20 pessoas de diferentes idades da freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Teve como principais resultados: a constatação de que o contato entre as diferentes gerações é muito reduzido; a existência de mais estereótipos negativos do que positivos em relação à geração dos adultos idosos e dos jovens, e que estes estereótipos conjuntamente com diferentes perspetivas e valores de jovens e adultos idosos resultam em atitudes negativas de uma geração em relação à outra. Depois de interpretar e discutir os resultados, o texto termina com a apresentação da exemplificação de como utilizar estes resultados no que considerámos ser uma forma adequada de desenvolver processos pedagógicos intergeracionais.
- The intergenerational educational programs: a new sphere of lifelong educationPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaThis workpresents lifelong education as a key conceptual framework in adult education and intergenerational learning as na instrument that can be usedto assist lifelong education reaching its goals.
- Planificação de programas intergeracionais: ilustrações com base numa freguesia da cidade do PortoPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaNo presente trabalho apresentam-se os resultados do estudo sobre a análise de necessidades e potencialidades para a elaboração de programas educativos intergeracionais na freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Começamos por apresentar dados do levantamento do perfil comunitário da referida freguesia, relacionados com as suas principais problemáticas, que resulta de três diferentes tipos de pesquisa: i) a pesquisa documental do que se sabe sobre a freguesia, ii) a pesquisa quantitativa, sobre as potencialidades e necessidades da população para o desenvolvimento de programas educativos intergeracionais e iii) a pesquisa qualitativa sobre as relações intergeracionais e os estereótipos e atitudes negativas de uma geração em relação às outras. E termina-se com a apresentação de programas educativos intergeracionais, desenhados a partir do cruzamento dos dados provenientes das três vias de investigação supramencionadas.
- A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativoPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNo presente trabalho apresenta-se a educação intergeracional, concebida como um processo pedagógico que coloca pessoas de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de participação, cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional, orientada sob os princípios da relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. A educação intergeracional tem como finalidade principal facilitar e garantir que as pessoas de diferentes gerações aprendam, desenvolvam e compartilhem conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e valores e se transformem na relação umas com as outras. Neste sentido, defende-se que se trata de uma abordagem coerente e valiosa, de cariz emancipatório, para o desenvolvimento da educação e aprendizagem ao longo da vida e para a promoção do envelhecimento ativo.
- Elaboração de programas intergeracionais : o desenho do perfil comunitárioPublication . Villas-Boas, Susana; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada; Oliveira, Albertina Lima deNo presente artigo apresentam-se os Programas Intergeracionais como uma nova forma de intervenção social, cujo elemento-chave é a educação intergeracional. Estes programas, ao promoverem a convivência intergeracional e a colaboração entre gerações, se forem adequadamente formulados e implementados, podem ser benéficos para as pessoas participantes, para as comunidades e, em última instância, para as sociedades. Todavia, a planificação e implementação destes programas é uma tarefa complexa que exige tempo e conhecimento. Neste artigo, apresenta-se, como ilustração de aplicabilidade dos Programas Intergeracionais, o desenho do perfil comunitário de uma comunidade local.
- A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida : desafios intergeracionais, sociais e pedagógicosPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Inmaculada, MonteroEste artigo começa por se debruçar sobre o conceito de Educação Intergeracional, que acentua a dimensão pedagógica no encontro de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional desenvolvido numa relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. De seguida refletimos sobre a finalidade deste tipo de educação que, em geral, visa facilitar e garantir que indivíduos de diferentes gerações aprendam e desenvolvam conheci-mentos, competências, habilidades, atitudes, valores e se transformem num sentido positivo uns com os outros. Por fim, defendemos que este tipo de educação é uma abordagem coerente para o desenvolvimento da educação ao longo da vida, tendo em conta o seu potencial para a promoção da consciência sobre a diversidade das culturas de diferentes gerações, para fomentar a aprendizagem integrada do indivíduo, criar vínculos entre os diferentes tipos de ensino aprendizagem e para implementar os quatro pilares em que se apoia a educação ao longo da vida.