Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafioPublication . Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Alonso, Katia; Moreira, J. AntónioO trabalho apresenta análise sobre a educação a distância, especialmente a do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do modelo da Universidade Aberta de Portugal (UAb). São contextos e conjunturas distintos. Observa-se que no Brasil a legislação para o caso é incipiente e episódica. Em Portugal, a UAb firmou-se como a única instituição universitária de ensino público de abrangência nacional, com critérios de qualidade evidenciados em sua organização didático-pedagógica. Com base em pesquisa exploratória e descritiva, pautada em análise documental e de dados primários, concluiu-se sobre a necessidade de novas formas de financiamento da educação a distância e de políticas assentadas em qualidade socialmente referenciada no caso brasileiro, reafirmando-se que a UAb protagoniza experiência calcada em políticas com elementos de qualidade.
- Institucionalização da EaD: infraestrutura, amparo e engajamento como pilares do processoPublication . Cruz, Joseany; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Moreira, J. AntónioO artigo visa demonstrar que a institucionalização da Educação a Distância (EaD) está assentada em três pilares: infraestrutura, engajamento e amparo. Com base nesses pilares, aponta 16 indicadores de institucionalização como resultado de 4 anos em pesquisas na área que auxiliam na compreensão das etapas do processo e nas necessidades institucionais para fortalecimento, culturalização e legitimação da EaD em possibilidades e contextos diversos.
- Institucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimentoPublication . Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Cruz, JoseanyA educação a distância no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras, sobretudo nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo traz a diferenciação desses conceitos, para, em seguida, tecer considerações que permitam a compreensão de como a modalidade de EaD vem se configurando nos cenários educacional e político brasileiros. Para este constructo, apresentamos a trajetória da EaD e os impactos dos programas de fomento do governo federal, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil, principais ações nacionais voltadas à EaD pública e gratuita desde 2006, que, apesar de custear a oferta de cursos superiores e técnicos de nível médio, possuem raiz em interesses do capitalismo neoliberal. Isso porque, conforme apontado no trabalho, estes programas contribuem para a precarização da modalidade e, consequentemente, para o aumento dos preconceitos que a EaD vem sofrendo ao longo do tempo no país. Como resultado, são visíveis os impactos negativos dessa dinâmica nos processos de institucionalização da EaD, tão necessários para o desenvolvimento de uma educação a distância forte, consolidada e com qualidade socialmente referenciada.