Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- B-learning: um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3Publication . Martins, Vítor Manuel Barroso; Dias, Paulo
- Observação da interacção dos alunos em trabalho de grupo: uma metodologia possíivelPublication . Loureiro, Maria José; Dias, Paulo
- b-learning: um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3Publication . Martins, Vítor Barroso; Dias, Paulo
- Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na WebPublication . Dias, PauloEste artigo apresenta uma análise da abordagem educacional hipertexto e hipermédia no desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem. Os processos interactivos dos media do conhecimento, a flexibilidade hipertexto, as representações distribuídas e a aprendizagem colaborativa constituem dimensões de referência para a concepção e organização das comunidades de aprendizagem na Web.
- Collaborative learning in virtual learning communities: the ttVLC projectPublication . Dias, PauloThis paper describes the development of a web-based training project to educators and trainers of virtual learning communities, according to a collaborative and situated learning approach. The aim of ttVLC (trainers training to Virtual Learning Communities —www.ttVLC.com) is to provide a framework of support to the needs of educators and trainers in the use of informational and communication technologies to develop web based educational and continuous training. This support includes the identification, implementation and evaluation of the e-learning strategies and process that take place in collaborative environments.
- Processos de aprendizagem colaborativa nas comunidades onlinePublication . Dias, PauloNo presente artigo apresenta-se uma naálise dos processos colaborativos nas aprendizagens realizadas nas comunidades online. Esta análise baseia-se na concepção da Web como uma interface educacional para as interacções e contextualização das aprendizagens, sublinhando a importância dos processos participativos no desenvolvimento das comunidades e a idntificação das dimensões e estratégias para a implementação das actividades colaborativas.
- Flexibilizar a aprendizagem no ensino superiorPublication . Serrano, António; Godinho, Joaquim; Ramos, José Pires; Dias, Paulo
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na webPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaNesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação para a criação e o enriquecimento de ambientes de aprendizagem que facilitem e promovam a aprendizagem de uma forma activa e colaborativa. Faz-se referência a uma experiência com alunos do 3º ciclo desenvolvida num ambiente baseado na web, no qual foi utilizado um programa de chat com o objectivo de promover a aprendizagem através da interacção comunicacional entre os alunos. Salientam-se exemplos do tipo de comunicação entre os alunos, bem como opiniões destes acerca da utilização do chat durante as aulas.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.