Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Une copie d'un original de François Clouet (c. 1515-1572) au Palais National da Ajuda
    Publication . Flor, Pedro
    A partir de um estudo de caso, o retrato dito do rei português D. Sebastião (1554-1578) exposto no Palácio Nacional da Ajuda, procuraremos discorrer sobre os usos da retratística durante o Renascimento, bem como a importância da cópia no desenvolvimento da carreira dos pintores e res-pectivas oficinas e no estabelecimento dos cânones iconográficos da representação. Com base em investigação histórico-artística e nos exames fotográficos realizados, analisaremos a pintura mencionada apresentando alguns dados relevantes quanto ao processo criativo e à execução pictórica na segunda metade do século XVI, sem esquecer uma nova proposta de identificação da personagem retratada.
  • Pintores de Lisboa (séculos XVII e XVIII): a Irmandade de S. Lucas
    Publication . Flor, Susana Varela; Flor, Pedro
    O presente livro Pintores de Lisboa do século XVII e XVIII – a Irmandade de S. Lucas trata do universo de artistas que laborou nesta cidade e que se dedicou à arte da pintura e à prática do debuxo . Desde pintores nascidos e formados nas principais oficinas da capital até estrangeiros que estanciaram ou se fixaram no nosso país, atraídos pela oportunidade de trabalhar para a Coroa portuguesa, detentora de um vasto Império, todos satisfizeram encomendas para a clientela lisboeta, ávida pelo consumo de obras de arte. Em comum, artistas nacionais e estrangeiros tiveram a devoção ao Santo Patrono, o Evangelista S. Lucas, cuja confraria instituída no antigo Mosteiro da Anunciada regulou, por quase dois séculos, a actividade de pintores de cavalete, de brutescos, de dourado, de quadratura, de azulejo, de iluminura e dos demais ofícios relacionados com a arte do desenho. As fontes documentais subjacentes à realização deste livro encontram-se à guarda da Academia Nacional de Belas-Artes, que já tinham conhecido uma primeira publicação em 1931, de autoria do Coronel Garcez Teixeira. Considerando que tal obra apresentava apenas extractos da informação contida nesse fundo documental, tornava-se imperiosa a publicação da história da Irmandade ainda inédita, numa versão mais completa e alargada, no ano em que a Academia Nacional de Belas-Artes completa 180 anos de existência.
  • A igreja de São Pedro de Peniche no tempo do Barroco
    Publication . Flor, Pedro; Flor, Susana Varela; Ferreira, Sílvia; Olazabal, Carmen Almada
  • Josefa em Óbidos
    Publication . Flor, Pedro; Caixeiro, Vanda; Almeida, Vítor
    A vida e a obra da pintora Josefa de Óbidos.
  • Vademecum dos pintores régios (1450-1750)
    Publication . Flor, Pedro; Flor, Susana Varela
    O Vade-mécum que seguidamente se apresenta pretende analisar o estatuto social do pintor ao serviço do rei. Através da leitura da documentação já publicada e de outra ainda inédita, apresentam-se as principais conclusões sobre o tema, tendo em consideração as várias modalidades praticadas pelos pintores, desde o fnal da Idade Média até ao tempo do Barroco. Deu-se particular destaque aos artistas estabelecidos junto da Corte que, no período considerado, permaneceu maioritariamente na cidade de Lisboa. A sistematização dos dados agora apresentados em tabela permitirá não só confrontar os privilégios alcançados pelos pintores, face aos cargos desempenhados, bem como aprofundar no futuro o tema da posição social do pintor, longe de fcar resolvido com este contributo.
  • A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI: problemas, metodologia, linhas de investigação
    Publication . Flor, Pedro
    Estudar a arte do retrato em Portugal, em particular a produzida entre o final da Idade Média e o Renascimento, constitui o objecto da actual reflexão. Ao longo do período considerado, vários espécimes de retrato foram executados sob os mais diversos formatos, materiais, tipos e qualidades. A identificação e a análise dos principais testemunhos da arte do Retrato entre nós e o estabelecimento de paradigmas e práticas de representação serão inquietações que nos acompanharão ao longo do nosso trabalho. A contextualização histórica e o estabelecimento de vocabulário específico sobre a retratística moderna nacional, bem como de uma tipologia flexível mas rigorosa, assumirão particular destaque durante o presente artigo.
  • Retratos do Paço Ducal de Vila Viçosa (séculos XVI-XIX)
    Publication . Flor, Susana Varela; Flor, Pedro
    “Portraits of the Ducal Palace of Vila Viçosa” is the result of the research carried out by the authors on the relationship established between the House of Braganza and the art of portraiture, an artistic genre always appreciated in all times. The study of some of the still existing examples was the object of re"ection throughout the book, along with the analysis of others that came to us only by written references. It is based on the chronology of the construction of the Paço Ducal and on the most striking moments of its history. Besides, authors sought to explain how the use and possession of portraits served to affirm power during the 16th and 19th centuries in Portugal. From the portraits kept in the Paço Ducal collections, authors selected perhaps those of greater artistic and iconographic value, with particular emphasis on the magnificent pictorial set of the ceiling of the “Sala dos Duques”. From painting to tiles and from sculpture to miniature, the early modern period was privileged in the present book, the essential step for the consolidation of the highest statute of the House of Bragança in Portugal and in Europe.