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- Pintado de branco & negro representava ser todo de pedraria: notas sobre la fiesta y policromía en la entrada triunfal de Felipe III de España em Lisboa em 1619Publication . Flor, Pedro; Soto Caba, Victoria; Solis Alcudia, Isabel
- O Renascimento em PortalegrePublication . Flor, Pedro
- Retórica del color: policromía de lo efímero vs. policromía digitalPublication . Flor, Pedro; Sanabria, Juan S.; Soto Caba, Victoria; Albisu, María Castilla
- Retratos setecentistas em Oeiras: contributos para o estudo da genealogia iconográfica do Marquês de PombalPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroO presente artigo tem como objectivos centrais o de estudar a iconografia do 1.º Marquês de Pombal e o de estabelecer uma genealogia de imagens que nos permita entender melhor a evolução da retratística pombalina. A inexistência de um trabalho monográfico sobre a retratística de Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782) é facto singular dada a relevância histórica e cultural desta personagem histórica. Os esforços empreendidos por outros autores no passado, de que destacamos Ernesto Soares, José Augusto França e, mais recentemente, Luísa Arruda, não esgotaram o tema e, por esse motivo, muito há a investigar sobre esta temática no contexto mais alargado da segunda metade do século XVIII. Não sendo o momento presente propício a tal empresa, que exige investigação de maior fôlego dado o número considerável de retratos a ter em conta, procurámos neste artigo traçar uma breve panorâmica sobre a genealogia da iconografia pombalina, integrando-a no espaço e no tempo e destacando os exemplos presentes no Palácio Pombal de Oeiras, nomeadamente a magnífica tela de Louis-Michel Van Loo (1707-1771) e Claude Vernet (1714-1789), hoje na Câmara Municipal de Oeiras, e a pintura da Concordia Fratrum de Joana Inácia Monteiro (1711-1781), habitualmente designada por Joana do Salitre.
- Provas de Agregação em Ciências Sociais: lição, seminário e curriculumPublication . Flor, Pedro