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- Pintado de branco & negro representava ser todo de pedraria: notas sobre la fiesta y policromรญa en la entrada triunfal de Felipe III de Espaรฑa em Lisboa em 1619Publication . Flor, Pedro; Soto Caba, Victoria; Solis Alcudia, Isabel
- Retratos setecentistas em Oeiras: contributos para o estudo da genealogia iconogrรกfica do Marquรชs de PombalPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroO presente artigo tem como objectivos centrais o de estudar a iconografia do 1.ยบ Marqueฬs de Pombal e o de estabelecer uma genealogia de imagens que nos permita entender melhor a evoluรงรฃo da retratรญstica pombalina. A inexisteฬncia de um trabalho monograฬfico sobre a retratiฬstica de Sebastiaฬo Joseฬ de Carvalho e Melo (1699-1782) eฬ facto singular dada a relevaฬncia histoฬrica e cultural desta personagem histoฬrica. Os esforcฬงos empreendidos por outros autores no passado, de que destacamos Ernesto Soares, Joseฬ Augusto Francฬงa e, mais recentemente, Luiฬsa Arruda, naฬo esgotaram o tema e, por esse motivo, muito haฬ a investigar sobre esta temรกtica no contexto mais alargado da segunda metade do sรฉculo XVIII. Naฬo sendo o momento presente propiฬcio a tal empresa, que exige investigaรงรฃo de maior foฬlego dado o nรบmero considerรกvel de retratos a ter em conta, procuraฬmos neste artigo tracฬงar uma breve panoraฬmica sobre a genealogia da iconografia pombalina, integrando-a no espacฬงo e no tempo e destacando os exemplos presentes no Palaฬcio Pombal de Oeiras, nomeadamente a magniฬfica tela de Louis-Michel Van Loo (1707-1771) e Claude Vernet (1714-1789), hoje na Cรขmara Municipal de Oeiras, e a pintura da Concordia Fratrum de Joana Inรกcia Monteiro (1711-1781), habitualmente designada por Joana do Salitre.
- Retรณrica del color: policromรญa de lo efรญmero vs. policromรญa digitalPublication . Flor, Pedro; Sanabria, Juan S.; Soto Caba, Victoria; Albisu, Marรญa Castilla
- O Renascimento em PortalegrePublication . Flor, Pedro